Tribuna Ribeirão
Cultura

Biblioteca Sinhá Junqueira – BSJ promove festival literário

FOTO: JF PIMENTA/ARQUIVO

No dia 31 de julho, a Bi­blioteca Sinhá Junqueira re­aliza seu primeiro Festival Literário de Inverno de Ri­beirão Preto, o Flirp. Com nove horas de programação, o evento online pretende reu­nir artistas ribeirão-pretanos de diversas áreas como lite­ratura, arte, música e teatro para valorizar a cultura local.

O festival ainda terá a presença de três convidados especiais para conversarem com poetas de Ribeirão. Os escritores Sergio Vaz, Mel Duarte e Daniel Munduruku participam de um bate papo que irá abordar música, sa­rau, slam – poesia falada – e movimentos populares. O evento será remoto, com transmissão pelo canal da BSJ no YouTube.

A biblioteca é espaço de constante diálogo entre gru­pos e pessoas de inúmeras lo­calidades e ao mesmo tempo é um ambiente que pode pro­mover circuitos de expressões literárias, artísticas e culturais das mais diversas formas.

“Este evento foi pensado no intuito de fortalecer e fo­mentar ainda mais os movi­mentos culturais da cidade, principalmente nesse perío­do pandêmico. A arte, dança, música, poesia e sarau fazem parte da leitura de mundo que acreditamos dar senti­do para um espaço cultural como a BSJ. Serão nove horas e meia de muita intervenção para todas as idades”, diz Ca­rolina Gregório, agente cultu­ral da biblioteca.

O Flirp acontece com o intuito de movimentar ainda mais o cenário geográfico e as manifestações culturais, reco­locando os artistas da cidade e da região em outras posições de criação e envolvimento, produzindo, assim, um even­to totalmente apropriado por esses artistas e para outras pessoas e públicos de Ribeirão Preto e outras cidades.

“É um evento que vai ao encontro da valorização da produção cultural principal­mente dos artistas de Ribei­rão Preto. Em momentos de pandemia em que as pessoas que trabalham com produção cultural foram um dos seto­res mais impactados, realizar um evento em que os artistas possam se apropriar do espa­ço da BSJ e produzir subjeti­vidade, ainda que o público assista de forma remota, é muito prazeroso e o primeiro de muitos festivais que a BSJ vai desenvolver”, explica Ciro Monteiro, coordenador da biblioteca.

A Biblioteca Sinhá Jun­queira fica na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro His­tórico de Ribeirão Preto, e, nesta fase de transição, aten­de de terça-feira a sábado, das dez às 18 horas – ressaltando que o Flirp será online, pelo YouTube. O telefone da BSJ é (16) 3323-7173. Para mais informações e para consultar a programação, acesse www. bsj.org.br.

Postagens relacionadas

Cem obras da Lava Jato vão para museu

William Teodoro

7ª. edição de Congresso Internacional de Leitura impactou público de 13.865 pessoas

Redação 2

Um show para os fãs do Queen

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com