O governador João Doria (PSDB) anunciou, na última sexta-feira, 9 de julho, a liberação de R$ 2,4 milhões para a ampliação do ambulatório médico de especialidades do Centro de Referência da Saúde da Mulher, a Mater de Ribeirão Preto, no bairro Quintino Facci II, Zona Norte. Os recursos serão repassados para a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (Faepa), responsável pela gestão do hospital.
No local, o governo estadual implantará o Ambulatório Médico de Especialidade da Mulher (AME Mulher). O objetivo é reforçar o conceito de hospital referência, nos mesmos moldes do Pérola Byington, em São Paulo. O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto atende os 26 municípios que integram o Departamento regional de Saúde 13 (DRS-XIII), cobrindo um público alvo estimado de 1,4 milhão de habitantes.
Junto com o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o governador visitou as obras do futuro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Mais Regional e do Idoso, na Vila Virgínia, Zona Oeste. A unidade deve começar a atender dentro de 24 meses (dois anos).
A OTT Construções e Incorporações venceu a licitação com a proposta no valor de R$ 35.335.000,00. O AME Mais Regional e do Idoso está sendo construído em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados localizado entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim.
Com mais de 7,9 mil metros quadrados, o prédio contará com instalações hospitalares de primeiro mundo, equipamentos médicos de última geração e atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região. O hospital atenderá 26 especialidades médicas, desde a primeira consulta, diagnóstico, tratamento e cirurgias, se necessário.
Realizará mais de 4,6 mil consultas médicas e não médicas por semana, 200 cirurgias ambulatoriais e 22 mil exames por mês. O prédio terá 24 consultórios, 22 salas de exames, três centros cirúrgicos e 23 salas de apoio. Será equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez.
O projeto também comportará o AME do Idoso, nos moldes dos ambulatórios do estado de São Paulo. Os três centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.