Dentro do presídio, Flávio dos Santos Alves, 32 anos, se formou em Pedagogia e também se especializou em Aconselhamento Filosófico. O trabalho de conclusão da pós-graduação foi publicado em revista científica (versão online) de uma universidade federal. Hoje, ele celebra a oportunidade por reescrever a sua história e enxerga a importância de investir em educação e conhecimento.
“Aprendi a tratar os infortúnios da vida de maneira serena e com a certeza de que tudo é mudança, que podemos nos tornar pessoas melhores e mais fortes internamente”, pontua Alves que, atualmente, está recluso no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis. A sua história com os estudos, porém, começou em 2016, quando ele cumpria pena em regime fechado, na Penitenciária I de Serra Azul.
Lá, ele decidiu seguir o caminho da ressocialização e se inscreveu em um curso de Pedagogia oferecido na modalidade ensino a distância (EaD), por meio de uma parceria firmada entre a unidade prisional e o Centro Universitário Claretiano de Batatais.
Durante o período em que fez faculdade, participou como monitor do “Projeto Boécio”, que oferecia aulas de Filosofia Aplicada aos presos que cursavam os ensinos Fundamental e Médio. O curso tinha como proposta resgatar a capacidade crítica e de relações interpessoais, conciliar sentimento, pensamentos e ações do dia a dia.
Especialização
Por participar ativamente das atividades, Alves decidiu, em agosto de 2020, cursar pós-graduação em “Aconselhamento Filosófico”. Com apoio do docente Edson Renato Nardi, desenvolveu o artigo “Aconselhamento Filosófico no Cárcere: A Educação Estóica como Chave para a Liberdade”, que foi publicado em edição especial da revista Biblioteca Digital de Periódicos, mantida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“O artigo foi desenvolvido dentro das sessões de Aconselhamento Filosófico. Trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas em vários países e buscam apresentar, de maneira prática, diversas formas de encontrarmos soluções para os nossos problemas, fazendo uso da filosofia estóica como ferramenta transformadora. No Brasil, esse projeto oferece benefícios dentro da filosofia aplicada no dia a dia e também me motivou na escolha da minha especialização”, explica.
Benefícios
Alves detalha que o trabalho teve como objetivo apontar os benefícios do projeto filosófico aplicado dentro de uma unidade prisional. “Por meio de um relato de experiência, pude apontar meu crescimento como pessoa humana, além de enriquecer meu repertório de competências do saber e apresentar as mudanças ocasionadas no comportamento e no modo como eu pensava e agia antes de retomar meus estudos e depois da minha participação no projeto”.
“Espero que os objetivos empregados neste artigo sejam notados e possam contribuir e fomentar novas iniciativas de apoio à educação, para que novos resultados possam surgir”, finaliza Alves.