O Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) trabalha para oferecer aos cerca de 6.480 aposentados e pensionistas da prefeitura de Ribeirão Preto um novo formato de prova de vida, agora por meio digital. Com uso da tecnologia, será possível facilitar o processo, agilizar o atendimento e evitar deslocamentos para atendimento presencial, dando mais conforto e praticidade aos segurados.
O IPM trabalha para disponibilizar em até 180 dias a prova de vida em aplicativo via celular ou computador. Na impossibilidade de realização por meio digital, poderá ser feita mediante escritura pública de declaração ou, ainda, por requerimento disponibilizado no site do instituto ou requerimento particular, todos com reconhecimento de firma por autenticidade em cartório.
Todos os aposentados ou pensionistas têm a obrigação de realizar recadastramento anual (prova de vida) na primeira quinzena de seu aniversário, sob pena de suspensão do benefício, mas devido à pandemia, o procedimento está suspenso atualmente. Para mais informações sobre a prova de vida, os interessados podem entrar em contato diretamente com o IPM pelo telefone (16) 3977-4999 ou consultar o site (https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/ipm/).