Durante o mês de julho, a programação da “40tena Cultural”, projeto online da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, abordará o tema “Educação para todos”. Para abrir a semana de atividades, o educador, professor universitário e filósofo César Nunes participa do bate-papo “Amor que educa”, nesta terça-feira, 6 de julho, às dez horas.
A atividade, uma parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto, será realizada no canal do YouTube do Núcleo Pedagógico e no canal da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. César Nunes, que já esteve na Feira Internacional do Livro em 2015 e foi o educador homenageado em 2017, explica que a atividade será destinada aos professores, como uma forma de homenagear todos os profissionais da educação.
“Se nós não perdemos nossa saúde psíquica durante a pandemia, foi porque os professores, coletiva e singularmente, se superaram e aprenderam sobre as tecnologias para continuar produzindo sua função social”, comenta o filósofo. Também nesta terça-feira, às 20 horas, será realizada a atividade “Paulo Freire – 100 anos: Ler o mundo é essencial”.
O bate-papo terá como convidado o doutor em física, antropólogo e criador do termo e da proposta SULear, Marcio D’Olne Campos. A mediação é de Adriana Silva, curadora da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade acontece por live, no Instagram da instituição, e transmitida também pelo canal da entidade no YouTube e plataforma digital da fundação.
O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire (1921- 1977) é considerado um dos maiores pensadores da pedagogia mundial. Com isso, o bate-papo promete abordar uma das principais ideias do filósofo – “Antes mesmo da criança ir para a escola, ela já lê o mundo”.
Dicas de Leiturinhas
A programação da semana apresenta ainda, na quinta-feira (8), às 16h30, a atividade “Dicas de Leiturinhas: livros infantis para a sala de aula”, com a professora e contadora de histórias, Aline Botelho. A transmissão será realizada através do Instagram, YouTube e plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
Aline Botelho adianta algumas obras que serão indicadas: “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque; “Pandolfo Bereba” e “Rumboldo”, ambos de Eva Furnari. “Pretendo expor sobre a obra, falar sobre elas e algumas formas de trabalhar com esses livros dentro da sala de aula”, comenta.
Em função de problemas técnicos, a contação de história “Da renovação da vida”, com Thayame Porto foi remarcada para este sábado (10), às 16 horas. A história é inspirada na obra de Cidinha da Silva, autora participante do projeto Combinando Palavras durante a 20ª Feira Internacional do Livro (FIL).