Tribuna Ribeirão
Geral

Ônibus elétrico faz teste em nova linha

Divulgação

O ônibus elétrico que está em Ribeirão Preto para testes iniciou, na manhã desta se­gunda-feira, 5 de julho, o aten­dimento à linha 501-Higienó­polis , que recebe usuários do transporte coletivo dos bairros Adelino Simioni, Quintino Facci II, Avelino Alves Palma, Quintino Facci I, Vila Elisa, Vila Mariana, Jardim Inde­pendência, Jardim Paulistano, Jardim Mosteiro, Vila Seixas, Jardim Paulista e Higienópolis.

A linha 501 será atendida pelo veículo em experimen­to até domingo, dia 11. Nesta semana, o local de partida é o ponto de parada da rua Barão do Amazonas, em frente à pra­ça Carlos Gomes, no Centro de Ribeirão Preto, às oito ho­ras, 9h50, 11h40, 13h30, 15h20 e às 17h10.

Entre 28 de junho e 4 de julho, o veículo atendeu à linha 307-USP/HC, que re­cebe usuários do transporte coletivo urbano da avenida do Café, Vila Amélia, Vila Tibério, campus da Univer­sidade de São Paulo (USP) e Hospital das Clínicas. Antes, estava em operação na linha 108-Jardim Presidente Dutra.

A linha abrange passagei­ros dos bairros Jardim Silvio Passalacqua, Jardim Presidente Dutra, Jardim Herculano Fer­nandes, Residencial das Amé­ricas, Vila Recreio, Ipiranga, Alto do Ipiranga, Sumarezinho e Vila Tibério. O veículo pos­sui ar-condicionado. Os testes feitos pela Empresa de Trânsi­to e Transporte Urbano (Tran­serp) fazem parte do Pro­grama Ribeirão Mobilidade.

O ônibus é 100% elétrico. O veículo modelo BYD D9W – 20.410 piso baixo tem ca­pacidade para 29 passageiros sentados e 51 em pé. O que está em teste na cidade com­porta 24 pessoas sentadas e 45 em pé. Tem 250 quilômetros de autonomia, o que permite rodar o dia inteiro, e em segui­da, retornar à base para recarga da energia elétrica.

A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas. O carregamen­to noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo. Duarte Nogueira diz que a demons­tração do veículo tem um grande potencial de ser apli­cada, pois a cidade tem ado­tado medidas sustentáveis.

Benefícios do ônibus elétri­co – Além do ar condiciona­do, o ônibus possui tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e de­sembarque. Ainda, os veículos são totalmente acessíveis, por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante. Pode-se ainda des­tacar o silêncio interno e ex­terno, ao garantir impacto da redução na poluição sonora.

O ônibus representa um grande instrumento para a re­dução de poluentes locais e de gases causadores do efeito es­tufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de opera­ção. Sendo assim, cada ônibus elétrico deixa de emitir 110 to­nelada ao ano de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

Postagens relacionadas

Acidentes com motos correspondem a 79% das indenizações do DPVAT

Redação 1

Marília Mendonça – Cabos de energia causaram acidente

William Teodoro

RP promove curso para podadores de árvores urbanas

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com