João Camargo
Com décadas de tradição, o Cannes Lions International Festival of Creativity é o prêmio mais importante da publicidade mundial. Realizado tradicionalmente em Cannes, na Riviera Francesa, a edição de 2021 teve de ocorrer virtualmente por conta das medidas de contenção contra a pandemia da covid-19. No entanto, o prestígio de conquistar um Leão de Bronze no festival é o mesmo.
Essa foi a conquista do ribeirão-pretano Jean Guelre, de 31 anos, que há cerca de seis anos se mudou para São Paulo para traçar voos maiores. Atualmente, o publicitário — que também possui formação acadêmica da escola de Cannes — atua como criativo na empresa de marketing e comunicação VMLY&R, onde foi realizado o trabalho premiado no festival.
Para explicar melhor do que se trata essa conquista, Jean comentou que o Cannes Lion “é como se fosse o Oscar da propaganda. Sim, o The Academy Awards”. Ele ressaltou ainda que todos os anos agências brasileiras, e de diversos países do mundo, inscrevem peças no festival, já que este é visto como de muito valor e prestígio para o mundo publicitário.
O projeto premiado foi feito em 2019 para o banco Santander. Jean contou que na época, a proposta era de que esta campanha ajudasse a melhorar a visibilidade do banco como patrocinador da Champions League, principal campeonato europeu de futebol, já que outra marca muito conhecida, a Heineken, sempre se destacou quando se fala em reconhecimento ligado ao torneio de clubes.
“Foi aí que surgiu a nossa ideia de regravar o hino da Champions League na língua-mãe de todos os jogadores que participavam, com o intuito de trazer além do reconhecimento de marca para o Santander, também um viés de representatividade para o projeto”, comentou.
Jean Guelre e seu colega de trabalho foram os responsáveis pela criação do projeto, assim como pela execução. No entanto, foram vários meses de trabalho até que este saísse do forno. Dentro deste projeto, o ribeirão-pretano disse que foram feitos alguns filmes publicitários que foram veiculados na TV aberta e na internet.
Esta foi a primeira vez que Jean participou do festival. Apesar disso, o publicitário estreou em grande estilo. Para ele, receber o prêmio foi uma mistura de emoções, mas, muito além do troféu, o reconhecimento e a abertura de novas portas é o que realmente conta com essa conquista.
“Para quem se cobra bastante, no que se diz respeito a carreira, é um mix de grande euforia e alívio. Pois é um prêmio de muito prestígio e importância. Ganhar ele não significa apenas ganhar mais um prêmio publicitário, mas também é uma chancela para uma outra fase de carreira”, finalizou Jean.