Após quatro meses de seletiva com mais de 500 crianças de 6 a 13 anos, o pequeno Davi Assef, de 6 anos, foi um dos três selecionados na categoria Criatividade do concurso Tang no Tank, que leva crianças para apresentar ideias inovadoras para os tubarões do Shark Tank Brasil, programa de TV exibido no canal Sony Entertainment e no Youtube.
O desafio proposto pelo concurso nacional foi trazer soluções criativas para problemas reais existentes no país. Davi Assef, que faz natação infantil desde os 7 meses, criou um aplicativo que ajuda no combate ao afogamento infantil.
Poucas famílias sabem, mas o afogamento é a segunda causa de mortes de crianças no Brasil. A cada dois dias, uma criança morre afogada no país. No verão, os dados são ainda mais alarmantes. Por outro lado, mais de 90% dos casos de afogamento podem ser evitados com conscientização e atitudes simples.
Pensando nisso, Davi Assef criou um aplicativo chamado TUBA GO, com duas funções principais: uma voltada aos pais e outra para as crianças. A primeira função é um curso completo de nado de sobrevivência, com 10 vídeos explicativos apresentados pelo próprio Davi e seus professores de natação. A segunda função é uma área de joguinhos, onde a criança precisa identificar e eliminar os riscos de afogamento em áreas como piscinas, lagos, rios e praias.
Os jurados desta edição especial do Shark Tank Brasil foram João Appolinário, fundador e presidente da Polishop, Camila Farani, a maior investidora anjo do Brasil e Xuxa Meneghel, a rainha dos baixinhos.
Ideia partiu do próprio Davi
Segundo Henry Assef, pai de Davi, a ideia de participar do programa surgiu de uma forma inusitada. “O Davi estava vendo um desenho animado na TV quando surgiu um comercial falando de um concurso de ideias de crianças por um mundo melhor, que prometia levar crianças de 6 a 13 anos ao Shark Tank Brasil. Imediatamente, o Davi saiu correndo pela casa gritando que queria participar. Aí fomos pesquisar na internet para saber mais sobre o concurso. Em pouco tempo, o Davi já estava desenhando um aplicativo para ajudar crianças a não se afogar na piscina, nas próprias palavras dele”, conta.
Henry comenta que Davi é uma daquelas crianças falantes e cheias de ideias. “Desde 2018 ele tem um canal de natação infantil no YouTube, onde já fez mais de 250 vídeos de natação infantil. Suas aulas de natação sempre trouxeram conteúdos e mensagens sobre segurança aquática, pois o afogamento é a segunda causa de mortes de crianças no Brasil. O problema é que as campanhas de conscientização contra o afogamento infantil ficam restritas ao público que faz natação e não alcança o grande público”, alerta.
O concurso do Shark Tank Brasil recebeu mais de 500 inscrições. Foram 4 meses de seletiva. Primeiro, Davi ficou entre os 20 selecionados. Fez entrevistas de avaliação com os diretores do programa. Depois, ficou entre os 12, 9 e, no final, concorreu com 3 crianças na categoria Criatividade. “O fato mais impressionante é que o Davi foi a única criança de 6 anos selecionada. Os outros dois concorrentes tinham 10 e 12 anos. Tudo foi gravado no estúdio do próprio Shark Tank Brasil em São Paulo, seguindo todos os padrões e exigências do programa exibido mundialmente”, ressalta Henry.
Outro detalhe é que as gravações tomaram o dia todo e Davi, embora, tenha sido a criança mais nova a participar do programa, foi o último da seletiva a gravar, levando um chá de cadeira de quase 6 horas antes de encarar os tubarões.
Henry revela que houve mudanças após a participação no programa. “A principal mudança foi a visibilidade que a causa ganhou. O afogamento infantil é silencioso, pouco divulgado e extremamente sério. Recebemos milhares de mensagens de apoio de entidades, empresas e pessoas dispostas a apoiar a causa. O aplicativo será lançado em novembro, que é o mês da segurança aquática, pois antecede o início do verão, onde os casos de afogamento infantil se multiplicam e as estatísticas mostram que uma criança morre afogada por dia no Brasil entre dezembro e março. Sem dúvida, o programa deu um impulso na missão do Davi, mas como ele disse aos tubarões: ‘A minha jornada não termina aqui…’.
Sobre o Shark Tank Brasil
O Shark Tank Brasil é um reality pioneiro de empreendedorismo no país, que oferece a quem participa a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para grandes investidores – os “Tubarões” – na esperança de conseguir aportes financeiros. Ao longo de quatro temporadas, o programa já recebeu mais de 6.700 inscrições de empreendedores, dos quais apenas 4% conseguirem chegar ao tanque e apresentar seu ‘pitch’ para os temidos “Tubarões”.
O reality é uma adaptação do famoso “Dragons ‘Den”, criado pela Nippon TV no Japão. Esse premiado formato, distribuído pela Sony Pictures Television, já foi adaptado com sucesso em mais de 40 países.
Davi Assef nas redes
http://www.youtube.com/daviassef
http://www.instagram.com/daviassef
Vídeo com a participação do DAVI no programa:
https://youtu.be/ZAf5vD_wWdM