Tribuna Ribeirão
Geral

Bosque faz ‘arraiá’ para animais

FOTO: JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA/ARQUIVO

O Setor de Bem-Estar Animal do Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto promoveu nesta sexta­-feira, 2 de julho, o “arraiá ju­nino”, com a oferta de alimen­tação enriquecida e ambiental temática e comidas típicas da época para os animais.

O urso de óculos Renan foi o primeiro a se alimentar. Ele re­cebeu uma maçã do amor e “fo­gueira” de milho cozido. Depois foi a vez da onça-parda ganhar um “balão de carne”. Já a elefante Maison foi alimentada com “fo­gueira” de cana-de-açúcar.

O enriquecimento am­biental dos pequenos prima­tas contou com “mangueira com pipoca”. O macaco-prego e do jabuti se deliciaram com a “barraca dos doces” e a “fo­gueira” com frutas e hibisco, respectivamente. Já a anta gahou “fogueira” com frutas e espeto no milho.

A arara terá o “buquê de pipoca”, o periquito e o papa­gaio receberam milho com espiga e sacos de pipoca e bandeira com sementes e sa­cos de pipoca, respectivamen­te. O “arraia” terminou por volta das 15 horas, com a ema e o enriquecimento de varal de frutas e bandeirinhas.

O evento junino acontece pela segunda vez. O Bosque Zoológico Fábio Barreto tam­bém promove anualmente enriquecimentos ambientais temáticos de Páscoa e Natal. Alexandre Gouvea, zootec­nista do Bosque Fábio Barre­to, diz que “o enriquecimento ambiental promove o estímulo comportamental, como tam­bém oferece uma diversifica­ção na dieta dos animais, cola­borando com seu o bem-estar”.

Ele finaliza ressaltando a im­portância do evento para que o público conheça o trabalho rea­lizado com os animais do zooló­gico. “Considero uma ferramen­ta importante para que o público visitante conheça o nosso traba­lho, além de proporcionarmos estímulos comportamentais mais próximos de um ambiente natural aos animais”, conclui o zootecnista.

O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Nes­ta fase transição do Plano São Paulo, atende presencialmen­te de quarta à sexta-feira, das nove horas às 16h30, com di­versas medidas de segurança para evitar a propagação da covid-19. Fecha aos finais de semana e feriados.

Agendamentos e mais in­formações podem ser solicita­dos pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513. A entrada é franca. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localiza­do no Parque Municipal Mor­ro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área ver­de com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, ala­medas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.

No local existem 30 espé­cies de primatas, felinos e ro­edores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos ma­cacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.

Já no Aquário existem pei­xes brasileiros de várias espé­cies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. Desde 2011, os animais do Bosque Fábio Barreto recebem presentes em comemoração ao Natal. Neste ano não deve ser diferente.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Prefeitura retoma coleta de galhos

Redação 1

PUBLICIDADE – Renato Albani – O melhor trabalho do mundo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com