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Como criar estratégias de marketing com links patrocinados?

Planejando estratégias de marketing - Foto: Gleen Carstens Petters/Unsplash

Modelo de ação na web pode impulsionar sua página e aumentar alcance com o público em geral

As estratégias para se obter sucesso com páginas e conteúdos na internet estão evoluindo a todo instante. Com pessoas cada vez mais conectadas e com a oferta de serviços cada vez maior, estar à frente da concorrência significa alavancar o seu negócio e conquistar mais consumidores. Uma das possibilidades para se alcançar esse resultado está na utilização dos links patrocinados.

Quase todo mundo faz uma busca na internet. É natural, seja para procurar um prestador de serviço ou uma informação básica sobre alguma tarefa do nosso cotidiano. Você pode não saber, mas os sites que aparecem em primeiro e em destaque no seu buscador não estão ali por acaso. Aliás, nada na internet é por acaso, caro leitor.

Bom, mas o que são os links patrocinados? São anúncios feitos por equipes e marketing digital, com um formato simples e rápido, para cativar o internauta rapidamente. Via de regra, elas são feitas para buscadores, mas não são a única possibilidade. Essas campanhas também podem ser implementadas em redes sociais, como Facebook e Instagram. O formato vai depender do anunciante.

Para simplificar, pense em um jornal impresso. Lá estão as notícias, mas também diversos anúncios publicitários. A diferença é que na web, esses anúncios precisam ter o seu posicionamento na pesquisa definido por uma espécie de “leilão”. Para aparecer no topo, são considerados o valor pago pela campanha, a relevância do conteúdo e a qualidade do site.

Isso explica o erro de muitas agências e clientes na hora de pensar em uma estratégia com links patrocinados. Não adianta só despejar um caminhão de dinheiro para impulsionar um conteúdo ou uma página. É preciso que haja um alinhamento entre diversos fatores para que esse conteúdo tenha destaque na busca do internauta.

A partir daí, você pode definir a maneira como os resultados serão obtidos, de acordo com o segmento de atuação ou conteúdo do anúncio. A cobrança pode ser feita a partir do valor dos cliques ou mesmo pela quantidade de visualizações. O que é importante dizer é que essa indústria tem crescido muito, também porque as plataformas de anúncios permitem acompanhar em tempo real o desempenho das campanhas.

Após definir a utilização do link patrocinado, é preciso conhecer o seu público-alvo. Isso é fundamental, porque tem a ver também com a identificação das plataformas que melhor atendem o seu modelo de negócio. Quais são os lugares mais frequentados pela sua audiência? Diagnosticar isso é fundamental para o sucesso da campanha.

A partir daí, os benefícios podem ser múltiplos. Apesar do tráfego orgânico ser também vantajoso e mais barato, ele só pode ser obtido a longo prazo. Se o seu prazo é curto e você precisa de retorno em público rapidamente, alavancar o seu conteúdo com o tráfego pago é uma das melhores saídas.

Campanhas também possibilitam diversas segmentações, que facilitam o alcance do conteúdo no público desejado. Atualmente, as plataformas disponibilizam palavras-chave que se enquadram nas características que você deseja alcançar, como localização geográfica, dispositivo de acesso (smartphone ou desktop), faixa etária, entre outros. Ter isso na palma da mão pode ajudar e muito o seu negócio.

Links patrocinados podem mudar a forma como o público dialoga com a sua empresa. Criar campanhas objetivas e com alvo definido podem melhorar e muito os seus resultados. Essa é uma estratégia cada vez mais utilizada. Ficará para trás quem abdicar dela a partir de agora.

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