Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 20 horas desta segunda-feira, 28 de junho, Ribeirão Preto havia aplicado 363.734 doses de vacina contra a covid-19.
Segundo o site, Ribeirão Preto recebeu mais 33.760 doses de imunizantes nesta segunda-feira, saltando de 383.142 para 416.902. De acordo com a ferramenta, 269.621 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) na cidade. Estes “ribeirão-pretanos” representam 37,9% da população, estimada em 711.825 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, 94.113 pessoas receberam a segunda aplicação (13,2% da população).
Policiais militares
A Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto, unidade do Exército Brasileiro, apoiará a segunda fase da campanha de vacinação contra a covid-19 de profissionais de segurança pública. Terá início nesta terça-feira, 29 de junho, e prosseguirá na quarta-feira, dia 30.
Duas militares enfermeiras aplicarão as vacinas, das oito às 17 horas, no Comando de Policiamento do Interior 3 (CPI-3), na avenida. Cavalheiro Paschoal Innecchi nº 1.538, Jardim Independência, Zona Norte de Ribeirão Preto.
Estima-se que 1.800 integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Técnico-Científica, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Fundação Casa, além de agentes penitenciários, sejam imunizados na cidade.
A vacinação dos agentes de segurança teve início no dia 5 de abril em todo o Estado de São Paulo. Este grupo reúne mais de 180 mil profissionais da ativa. Para receber a vacina, os profissionais de segurança podem fazer um cadastro prévio pelo site https://vacinaja.sp.gov.br. O registro, porém, não é obrigatório.