O ônibus elétrico que está em Ribeirão Preto desde 13 de maio para testes iniciais começou nesta segunda-feira, 28 de junho, o atendimento à linha 307-USP/HC, que recebe usuários do transporte coletivo urbano da avenida do Café, Vila Amélia, Vila Tibério, campus da Universidade de São Paulo (USP) e Hospital das Clínicas. A linha será atendida pelo veículo em experimento até o 4 de julho.
O ônibus iniciará a operação a partir do Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig/Plataforma I – Ponto 18, na região Central, às 8h30, 9h40, 10h50, 12 horas, 13h10, 14h20, 15h30 e 16h40. Passará pelo Centro nas ruas Américo Brasiliense, Cerqueira César, Florêncio de Abreu e seguirá para a avenida do Café em direção ao Hospital das Clínicas.
O ônibus estava em operação na linha 108-Jardim Presidente Dutra. O veículo possui ar-condicionado. Os testes feitos pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade. O veículo é 100% elétrico. O veículo modelo BYD D9W – 20.410 piso baixo tem capacidade para 29 passageiros sentados e 51 em pé.
O que está em teste na cidade comporta 24 pessoas sentadas e 45 em pé. Tem 250 quilômetros de autonomia, o que permite rodar o dia inteiro, e em seguida, retornar à base para recarga da energia elétrica. A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas.
O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo. Duarte Nogueira diz que a demonstração do veículo tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade tem adotado medidas sustentáveis.
O ônibus representa um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico deixa de emitir 110 tonelada ao ano de gás carbônico (CO2) na atmosfera.