Tribuna Ribeirão
Geral

Ônibus elétrico faz teste em nova linha

O ônibus elétrico que está em Ribeirão Preto desde 13 de maio para testes iniciais começou nesta segunda-fei­ra, 28 de junho, o atendimen­to à linha 307-USP/HC, que recebe usuários do transpor­te coletivo urbano da avenida do Café, Vila Amélia, Vila Tibério, campus da Univer­sidade de São Paulo (USP) e Hospital das Clínicas. A linha será atendida pelo veículo em experimento até o 4 de julho.

O ônibus iniciará a opera­ção a partir do Terminal Dou­tora Evangelina de Carvalho Passig/Plataforma I – Ponto 18, na região Central, às 8h30, 9h40, 10h50, 12 horas, 13h10, 14h20, 15h30 e 16h40. Passará pelo Centro nas ruas Américo Brasiliense, Cerqueira César, Florêncio de Abreu e seguirá para a avenida do Café em di­reção ao Hospital das Clínicas.

O ônibus estava em ope­ração na linha 108-Jardim Presidente Dutra. O veículo possui ar-condicionado. Os testes feitos pela Empresa de Trânsito e Transporte Urba­no (Transerp) fazem parte do Programa Ribeirão Mobili­dade. O veículo é 100% elé­trico. O veículo modelo BYD D9W – 20.410 piso baixo tem capacidade para 29 passagei­ros sentados e 51 em pé.

O que está em teste na ci­dade comporta 24 pessoas sentadas e 45 em pé. Tem 250 quilômetros de autonomia, o que permite rodar o dia in­teiro, e em seguida, retornar à base para recarga da energia elétrica. A recarga total (0% a 100%) se dá em um período de até quatro horas.

O carregamento noturno torna a operação mais van­tajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste pe­ríodo é mais baixo. Duarte Nogueira diz que a demons­tração do veículo tem um grande potencial de ser apli­cada, pois a cidade tem ado­tado medidas sustentáveis.

O ônibus representa um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de opera­ção. Sendo assim, cada ônibus elétrico deixa de emitir 110 to­nelada ao ano de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

Postagens relacionadas

Agricultura identifica mais 11 lotes contaminados da cervejaria Backer

Redação 1

PUBLICIDADE: Vem aí o Livro das Empresas e Entidades Centenárias!

Redação 1

Oito semáforos param de funcionar após furto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com