Tribuna Ribeirão
Geral

Patriota afasta Adilson Barroso

REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO

Uma convenção nacional do Patriota decidiu nesta quinta­-feira, 24 de junho, afastar por 90 dias Adilson Barroso da presi­dência do partido. A convenção foi convocada pelo vice-presi­dente da sigla, Ovasco Resende, que agora assume o comando de forma interina. A mudança ocorre no momento em que o presidente Jair Bolsonaro nego­cia a filiação à legenda.

Barroso é acusado de pro­mover duas convenções nacio­nais irregulares, a última em 14 de junho, em Barrinha, cidade da Região Metropolitana a cerca de 40 quilômetros de Ribeirão Preto. O ex-deputado estadual Adilson Barroso era vereador barrinhense até o ano passado. Contrário à filiação do presiden­te da República, Ovasco Resen­de, reclama das exigências de Bolsonaro para entrar na sigla.

Barroso é a favor da entrada de Bolsonaro no partido e Re­sende, contra. Antes do novo conflito, aliados do presidente haviam dito que ele planejava se filiar no Patriota até o fim deste mês. “Adilson Barroso foi afasta­do por 90 dias, podendo haver prorrogação justificada de mais 90 dias. Nosso quórum (parti­cipação mínima para reunião ter validade) é legítimo”, disse o presidente interino do Patriota.

Barroso afirma, porém, que a convenção não tem efeito. Disse que, como presidente do partido, já determinara a nuli­dade da reunião logo que foi pu­blicado o edital de convocação no Diário Oficial da União, na semana passada. “Não tem fun­damento. Então, não necessita nem mesmo a gente entrar na Justiça”, reagiu.

“A reunião deles, além de não ter fundamento jurídico e estatutário nenhum, ainda faz um ato de expulsão. É como se um funcionário de uma em­presa juntasse cinco ou seis e fizesse uma expulsão de outro funcionário, sem o patrão que­rer, nem nada”. A articulação de Bolsonaro para se filiar ao Patriota e controlar diretórios estratégicos deflagrou uma guerra entre correligionários.

Barroso, por exemplo, já promoveu duas convenções com o objetivo de abrir caminho para a filiação de Bolsonaro, mas uma ala contesta a validade dos encontros. A convenção desta quinta-feira é a terceira em me­nos de um mês. Resende diz que Bolsonaro está exigindo o comando dos diretórios do Patriota em São Paulo, Rio e Minas Gerais, os três maiores colégios eleitorais do país.

Desde que deixou o PSL, em novembro de 2019, o pre­sidente procura uma sigla para abrigar sua candidatura a um novo mandato, em 2022. Ten­tou montar o Aliança pelo Bra­sil, mas a empreitada não deu certo. Apesar da disputa no Patriota, Bolsonaro ainda pa­rece disposto a se filiar ao par­tido. Recentemente, ele disse a apoiadores, recentemente, que está “quase tudo certo”.

No último dia 16, o presi­dente se reuniu no Palácio da Alvorada com deputados do seu grupo no PSL e afirmou que estava “a meio caminho anda­do” da filiação. Filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (RJ) foi o primeiro a se filiar ao Patriota, que vive uma briga interna sem fim. Egresso do antigo PRP, o presidente in­terino do partido classificou o processo para filiar Bolsonaro à legenda como desrespeitoso.

“Sou dirigente partidário e hoje estou sendo tratado como um convidado. É falta de res­peito e de verdade”, diz Resende. Na última convenção do Pa­triota, realizada no dia 14 sob a presidência de Barroso, Flávio externou a preocupação do pre­sidente sobre a disputa no parti­do. Disse que Bolsonaro não iria “cortar a cabeça de ninguém”, mas precisava de “segurança ju­rídica” para se filiar.

Barroso nega irregularidades apontadas pelo grupo de Resen­de, como mudanças no estatu­to sem quórum qualificado e desligamento compulsório de dirigentes. Na prática, Barroso pretendia fazer uma intervenção para mudar o comando de dire­tórios estaduais, com o objetivo de abrigar o grupo político de Bolsonaro. “É uma benção, um grande milagre termos o presi­dente no partido, mas eles não entendem isso”, insistiu.

Postagens relacionadas

Além do seguro-desemprego, programa Verde Amarelo taxa benefício a pescador

Redação 1

Flip tem aplicativo que permite assistir ao vivo a mesas de debates

Redação 1

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com