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Entrega de viadutos vai atrasar

ALFREDO RISK/ARQUIVO

A obras de dois viadutos que estão sendo construídos na avenida Brasil, nos cruzamen­tos com as avenidas Mogiana e Thomaz Alberto Whately, na Zona Norte de Ribeirão Preto, devem levar até mais cinco me­ses para conclusão. A informa­ção é da Secretaria Municipal de Obras Públicas. As intervenções fazem parte do Programa Ribei­rão Mobilidade. Significa que os equipamentos devem ser libera­dos ao tráfego entre outubro e novembro, no mínimo.

Segundo o secretário Pedro Luiz Pegoraro, a prorrogação do prazo foi motivada pela suspen­são das obras pela Construsolo, vencedora das duas licitações. A empresa suspendeu os trabalhos e pediu realinhamento dos pre­ços previstos em contrato sob a argumentação de que a pande­mia do coronavírus e o aumento do preço dos insumos, princi­palmente do aço, inviabilizou a continuidade dos serviços.

De acordo com levantamen­to da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equi­pamentos (Abimaq), o incre­mento no preço do aço, de janei­ro a dezembro 2020, foi de 108% nos distribuidores e de 85% para quem compra direto da usina produtora. A justificativa para os reajustes é a alta expressiva das matérias-primas – minério de ferro (mais de 80% no ano passado), carvão, sucata de aço, valorização do aço no mercado global, além do câmbio.

O secretário diz ainda que a prefeitura já encaminhou para a empresa os cálculos da adminis­tração municipal sobre o reequi­líbrio econômico-financeiro das obras. Agora, cabe a Constru­solo decidir se aceita ou não es­tes índices. O primeiro viaduto fica no cruzamento da avenida Brasil com a avenida Mogiana e começou a ser construído em novembro de 2019.

Pelo contrato, a previsão de conclusão era de 14 meses. Portanto, deveria ter sido con­cluído em janeiro. Atualmente, está com 62% das obras con­cluídas. Já o segundo viaduto, também na Brasil, está sendo construído sobre a avenida Thomaz Alberto Whately.

As obras começaram em abril do ano passado. A previsão inicial é que ficassem prontas em 14 meses. Ou seja, em maio. Atualmente, 44% do viaduto es­tão concluídos. Com nove me­tros de altura em seu ponto mais alto e 110 metros de extensão, vai beneficiar cerca de 3,2 mil veículos que passam pela ave­nida Brasil e 2,8 mil que passam pela Thomaz Alberto Whately nos horários de pico.

A empresa também pa­ralisou a construção do túnel que vai ligar as avenidas Inde­pendência e Presidente Vargas, passando por baixo da Nove de Julho. Apenas 13% da obra, em um dos cruzamentos mais mo­vimentados de Ribeirão Preto, foram concluídos. Os 180 me­tros do túnel estão sendo escava­dos em um cruzamento que, em horários de pico, atingia um flu­xo de cerca de três mil veículos.

A obra conta com investi­mento de R$ 19.882.700,02 (no processo licitatório foi possível ter uma economia de 22,65% no valor total da obra, que era de R$ 25.706.975,99) e irá be­neficiar diariamente entre sete e nove mil passageiros do trans­porte coletivo urbano, além de um fluxo de veículos nos horá­rios de pico de 2,4 mil na ave­nida Presidente Vargas e três mil na avenida Independência.

Enquanto negocia o reajuste dos contratos com o município, a construtora decidiu paralisar as obras e demitir trabalhadores. No total, foram dispensadas 60 pessoas. O reajuste no contrato é previsto na Lei de Licitações (nº 8.666/1993) quando ocor­rer desequilíbrio no contrato por algum motivo externo e de força maior.

Em maio, a prefeitura pu­blicou no Diário Oficial do Município (DOM) a atualiza­ção dos preços para construção do viaduto da avenida Brasil com a Mogiana. Segundo o extrato de rerratificação do acordo, o preço da obra saltou de R$ 19.870.000,00 para R$ 20.474.113,58, alta de 3,04% e aporte de R$ 604.113,58.

A prefeitura de Ribeirão Preto afirma que o reajuste é referente à atualização anual prevista em contrato, que tem como base a inflação do perío­do. A administração também realinhou o valor da obra do viaduto da avenida Thomaz Alberto Whately aumentan­do o valor de R$ 13.284.955,62 para R$ 13.819.843,31, aumen­to de 4,02% e acréscimo de R$ 534.887,69.

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