O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) afirmou nesta segunda-feira, 21 de junho, que a instalação de um totem comemorativo ao aniversário de 165 anos de Ribeirão Preto no calçadão, na esquina das ruas Álvares Cabral e General Osório, próximo a Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico, não poderia ser realizada sem autorização dos órgãos de preservação cultural da cidade.
Segundo o Conppac, a Esplanada do Theatro Pedro II, o Quarteirão Paulista – inclui o Edifício Meira Júnior, sede da Choperia Pinguim, e o Centro Cultiural Palace – e a praça XV de Novembro, todos localizados no Centro Histórico, são tombados e qualquer intervenção precisaria de autorização do órgão municipal e também do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Na sexta-feira (18), véspera do aniversário de 165 anos de Ribeirão Preto, celebrado no sábado, 19 de junho, um totem com a frase “Eu amo Ribeirão” – com direito a coração e hastag – foi inaugurado como parte das festividades relativas à fundação da cidade.
A ideia é que o totem vire um ponto turístico onde as pessoas possam tirar fotografias e selfies e demonstrar seu amor pela cidade, além de comprovar a passagem por Ribeirão Preto. Com 1,70 metro de altura e seis metros de extensão, fica no calçadão, próximo ao Pedro II.
O Condephaat é subordinado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem como função identificar, proteger e preservar os bens móveis e imóveis do patrimônio histórico, arqueológico, artístico, turístico, cultural e ambiental, com a capacidade legal de tombar tais patrimônios. Também tem o poder de definir a promoção e proteção desses lugares.
Segundo o presidente do Conppac, Cláudio Henrique Bauso, o conselho foi pego de surpresa com a instalação do totem. Ele diz que vai averiguar se existe algum pedido para a instalação do equipamento feito junto ao Condephaat. “Caso isso tenha sido feito e a autorização exista, o Conpacc também dará anuência à solicitação”, afirma.
Caso contrário, o Conppac vai analisar quais medidas cabíveis serão tomadas sobre o assunto. O tema, segundo ele, fará parte da reunião extraordinária do Conpacc agendada para a próxima quinta-feira (23). Procurada, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que o totem está localizado no calçadão, que não é tombado.
Diz também que o equipamento não altera a paisagem no espaço, muito menos a estrutura do local. “É uma peça móvel que poderá ser deslocada quando houver necessidade, mas foi estrategicamente colocado no local, pois enaltece nosso Quarteirão Paulista. Nesse sentido, todas as fotos que forem tiradas terão como paisagem de fundo o Quarteirão Paulista”, diz o texto.
Na frase “Eu amo Ribeirão”, um coração substitui a palavra “amo”, formato já utilizado em várias cidades do Brasil e do mundo como forma de promover o turismo local – a mais famosa é Nova York, nos Estados Unidos. Esta é a segunda homenagem a Ribeirão Preto lançada em dois dias no mesmo local.
Desde a noite de quinta-feira (17), a fachada do Theatro Pedro II, está iluminada com as cores azul e branco, da bandeira ribeirão-pretana. A iluminação especial ficará ligada até sábado, dia 26 de junho. O teatro é um dos principais patrimônios culturais e cartão-postal da cidade.