Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Bosque cuida de lobo-guará ferido

FERNANDO GONZAGA/CCS

O Bosque Zoológico Mu­nicipal Doutor Fábio de Sá Barreto acolheu na última quarta-feira, 16 de junho, um lobo-guará encontrado por um fazendeiro em situação precária no município de Al­tinópolis, na Região Metropo­litana de Ribeirão Preto, após ficar com a pata dianteira presa em uma forquilha de árvore.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, da Estação Lagoinha do 9° Gru­pamento, fez a contenção e cap­tura do animal, que estava bem debilitado devido ao tempo que ficou preso. Posteriormente, o animal foi encaminhado ao zoológico para atendimento pelo setor de medicina veteri­nária, por meio do programa Uma Nova Chance, para os procedimentos de reabilitação.

Segundo a equipe de me­dicina veterinária que atendeu o lobo-guará, ele estava bem apático e prostrado, demons­trando um comportamento incomum para a espécie, que sempre evita o contato com seres humanos. Acredita-se que ele tenha ficado preso por aproximadamente dois dias.

No exame clínico foram constatadas lesões por compres­são de vasos, com necrose de pele e musculatura por isquemia (falta de oxigenação) nos tecidos das duas porções distais dos dois membros anteriores (mãos). Para o tratamento das lesões, o animal foi medicado com anti­bióticos, analgésicos, anti-infla­matórios, entre outros.

Também foi realizado tra­tamento de suporte à base de fluidoretapia intravenosa e su­plementação vitamínica devido ao tempo que o animal perma­neceu sem se alimentar, beber e, em particular, devido à exposi­ção ao sol.

Uma Nova Chance
O programa Uma Nova Chance consiste no resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres de vida livre de Ribeirão Preto e região. O Bosque Zoológico Fábio Barreto recebe animais silvestres vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.

Os bichos chegam ao zooló­gico por meio de de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recur­sos Naturais Renováveis (Iba­ma) e Secretaria do Meio Am­biente. Assim que os animais dão entrada no setor de Medici­na Veterinária são prontamente atendidos e tratados.

Inclusive em sistema de plantão 24 horas, e em alguns casos passam por cirurgias. Após a melhora, os animais são reabilitados no próprio zoo e se estiverem aptos a retornar à vida livre, são encaminhados à rein­trodução com o apoio de par­ceiros. Somente no ano passado foram recebidos mais de 1.300 animais silvestres, mais de três por dia, e foram reintroduzidos em seu habitat aproximadamen­te 850 animais.

Gato-maracajá
O Bosque Fábio Barreto também recebeu na última quinta-feira (17) um gato-ma­racajá resgatado pelo Corpo de Bombeiros na cidade de Caju­ru, também na Região Metro­politana de Ribeirão Preto. O felino, que é nativo das Améri­cas do Sul e Central, foi encon­trado dentro de um hospital do município vizinho.

O gato passou por exames e está bem, sem ferimentos. Segun­do César Branco, médico veteri­nário do Bosque Fábio Barreto, “o gato-maracajá está ótimo, passou por exames e foi constatado que está bem para ser transferido. Com relação a sua destinação, optamos por enviar para a Asso­ciação Mata Ciliar, em Jundiaí, onde participará de um progra­ma de reprodução para a con­servação da espécie”, conclui.

Informações sobre bichos silvestres feridos ou perdidos po­dem ser passadas para o Corpo de Bombeiros (telefone 193), Polí­cia Ambiental (3996-0450) e do zoológico (99969-2728). Nesta fase transição do Plano São Pau­lo, o Bosque Fábio Barreto aten­de presencialmente de quarta à sexta-feira, das nove horas às 16h30, com diversas medidas de segurança para evitar a propaga­ção da covid-19. Fecha aos finais de semana e feriados.

O local fica na rua Liber­dade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Agendamentos e mais informações podem ser solici­tados pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513. A entrada é franca. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados.

Postagens relacionadas

Bandidos atiram durante audiência em Fórum no RS

Redação 1

Polícia Federal deflagra operação contra o tráfico internacional de armas de fogo

William Teodoro

Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses de prisão na Espanha por estupro

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com