Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Inaugurado totem ‘Eu amo Ribeirão’

FERNANDO GONZAGA/CCS

Moradores da cidade e turistas que passarem pelo Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, vão perceber que há um novo “monumento” na esquina das ruas Álvares Cabral e general Osório, na divisa da Esplanada do Theatro Pedro II e da praça XV de Novembro.

Nesta sexta-feira (18), véspera do aniversário de 165 anos de Ribeirão Preto, ce­lebrado neste sábado, 19 de junho, um totem com a frase “Eu amo Ribeirão” – com di­reito a coração e hastag – foi inaugurado como parte das festividades relativas à fun­dação da cidade.

A ideia é que o totem vire um ponto turístico onde as pessoas possam tirar fotogra­fias e selfies e demonstrar seu amor pela cidade, além de comprovar a passagem por Ri­beirão Preto. Com 1,70 metro de altura e seis metros de ex­tensão, fica no calçadão, próxi­mo ao Pedro II.

Lembrando que o quadri­látero central de Ribeirão Pre­to, que envolve esses pontos do município como o Quarteirão Paulista, é tombado pelo Con­selho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artís­tico e Turístico (Conde-phaat) e depende de autorização do órgão estadual para promover qualquer alteração na região.

Na frase “Eu amo Ribei­rão”, um coração substitui a palavra “amo”, formato já uti­lizado em várias cidades do Brasil e do mundo como for­ma de promover o turismo local – a mais famosa é Nova York, nos Estados Unidos. Esta é a segunda homenagem a Ribeirão Preto lançada em dois dias no mesmo local.

Desde a noite de quinta­-feira (17), a fachada do The­atro Pedro II, está iluminada com as cores azul e branco, da bandeira ribeirão-pretana. As luzes foram acessas às 18 horas de anteontem. A iluminação especial ficará ligada até dia 26 de junho. O teatro é um dos principais patrimônios cultu­rais e cartão-postal da cidade.

Além das luzes comemora­tivas, o Pedro II também será palco da apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Ri­beirão Preto na noite do ani­versário. O evento será às 19 horas com transmissão pelos canais do YouTube e páginas do Facebook da prefeitura de Ribeirão Preto, Orquestra Sin­fônica e Theatro Pedro II.

Ribeirão Preto é a cidade­-sede de uma região metro­politana que envolve mais 33 municípios e uma população estimada pelo Instituto Bra­sileiro de Geografia e Estatís­tica (IBGE) em 1.738.000 ha­bitantes. Deste total, 711.825 são “ribeirão-pretanos”.

A cidade de Ribeirão Pre­to foi fundada em 19 de ju­nho de 1856 por fazendeiros que moravam na região. Para garantir que suas proprie­dades fossem consideradas legais pela Lei da Terra, eles construíram uma capela em homenagem a São Sebastião que deu origem ao município.

Durante esse período, os fazendeiros tinham criações de gados e trabalhavam com uma agricultura de subsistência, ou seja, para consumo próprio. Um pouco mais para frente, por volta de 1870, com o esgo­tamento dos solos do Vale do Paraíba paulista e fluminense, Ribeirão Preto começou a fa­zer parte da expansão cafeeira.

Lavouras foram surgin­do. Com terra e clima apro­priado, a cidade demonstrou grande potencial na produ­ção dos grãos e começou a receber novos moradores e mão de obra de diversas re­giões do país, além de imi­grantes japoneses, italianos, alemães, entre outros.

Postagens relacionadas

Matheus Almeida se despede do Comercial  

Redação 2

PUBLICIDADE: Faça pós, faça Unip – Presencial e a distância

Redação 1

Arrecadação federal em fevereiro soma R$ 105,122 bilhões

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com