Tribuna Ribeirão
Política

Nogueira participa de reunião do PSDB

GOVERNO DE SÃO PAULO

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) participou nesta terça­-feira, 15 de junho, da reunião virtual da Comissão Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em que serão definidas as re­gras para a escolha do candi­dato a presidente da República pela sigla para as eleições de 2022. As primárias estão pre­vistas para 21 de novembro.

De acordo com o novo calendário já aprovado pela Executiva Nacional do PSDB, os candidatos devem se ins­crever até 20 de setembro. Os debates estão previstos para 18 de outubro. Já as prévias serão realizadas em 21 de novembro e um eventual segundo turno, no dia 28 do mesmo mês. A proposta do governador João Doria de reforçar o peso do voto dos filiados nas prévias do PSDB foi derrotada por 28 votos a onze.

Os aliados do tucano pau­lista queriam eleições diretas, mas diante da derrota iminen­te fizeram uma tentativa de redução de danos: dividir o co­légio eleitoral em dois blocos, sendo que 50% dos pesos se­riam dos filiados e outros 50% dos mandatários e dirigentes. Pela resolução aprovada, o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, com peso unitário de 25% do total de votos.

A resolução segue a proposta apresentada pela Comissão das Prévias. “Agora é unidade. É pre­parar as prévias, fazer um pro­cesso transparente, com quali­dade e inovação. Esse é um dos momentos mais intensos da história do PSDB, uma grande demonstração de democracia interna”, afirma o presidente nacional Bruno Araújo.

Como São Paulo tem 22% dos 1,36 milhão de filiados do PSDB, o modelo que dava peso maior para a base favoreceria o governador. Quatro nomes já se apresentaram como presi­denciáveis tucanos. Além de Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-prefeito de Manaus Ar­thur Virgílio.

A comissão das prévias que elaborou o relatório ini­cial foi formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do PSDB-SP, Mar­co Vinholi; o senador Izalci Lucas (DF); os deputados federais Pedro Vilela e Lucas Redecker; e o ex-deputado Marcus Pestana, sob a coor­denação do ex-presidente do PSDB, José Aníbal.

Postagens relacionadas

Maia diz que é viável aprovar reforma da Previdência no 1º semestre

Redação 1

Novo PAC contempla RP 

William Teodoro

Cobrança por nota ainda gera polêmica

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com