Tribuna Ribeirão
Geral

Matemática – Olimpíada terá 1,2 mil presos da região

DIVULGAÇÃO/SAP

Os presídios subordinados à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) inscreveram 3.299 reeducandos na 16ª Olimpíada Brasileira de Ma­temática das Escolas Públicas (Obmep). A maior competição científica do país passou por mudanças em razão da pan­demia de covid-19 e a edição, que seria realizada em 2020, foi transferida para este ano.

Em Ribeirão Preto e região, 1.229 presos de 13 unidades foram inscritos para participar do exame (veja quadro abaixo). A Penitenciária de Franca tem o maior número de inscritos (217), seguida pela unidade I de Serra Azul (200). A Penitenciá­ria Feminina de Guariba tem a menor adesão: treze.

Diferentemente dos torneios anteriores, as provas da primei­ra fase serão disponibilizadas na página restrita das unidades prisionais no site da Obmep. As avaliações poderão ser feitas de 30 de junho a 3 de agosto e serão aplicadas em salas de aulas insta­ladas nos presídios, respeitando todos os protocolos de preven­ção do novo coronavírus.

Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fun­damental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A pri­meira fase é composta por uma prova de múltipla-escolha de 20 questões. No dia 9 de setembro, a organização divulgará os clas­sificados para a segunda fase, prevista para ocorrer no dia 6 de novembro, cuja avaliação será discursiva, com seis questões.

Com o objetivo de preparar as pessoas privadas de liber­dade para o retorno à vida em sociedade, a SAP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vêm estimu­lando, cada vez mais, os reedu­candos a participarem da Olím­piada de Matemática. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Ob­mep é uma realidade no sistema prisional paulista desde 2012, quando passou a ser aplicada nas unidades penais do estado.

Presos que não possuem for­mação escolar podem concluir os estudos enquanto cumprem pena, por meio de escolas vin­culadoras instaladas dentro dos presídios, que oferecem formação dos ensinos fundamental e médio. Os reclusos também participam de cursos de línguas, profissio­nalizantes e do ensino superior. Nesta edição da Obmep, serão distribuídas aos participantes 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 51.900 menções honrosas.

2021: INSCRIÇÕES EM NÚMEROS
Unidade Prisional Total de inscritos
CDP de Pontal 119
CDP ‘ASP Sandro Alves da Silva’ de Serra Azul 57
CDP de Taiúva 115
CPP de Jardinópolis 64
CR Araraquara Feminino 41
CR Araraquara Masculino 67
Penit. “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara 138
Penitenciária de Franca 217
Penitenciária de Guariba Feminina 13
Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto 30
Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto 72
Penitenciária I de Serra Azul 200
Penitenciária II de Serra Azul 96
TOTAL 1.229

Postagens relacionadas

Morre Estopinha, primeira pet influencer do Brasil

Redação 2

PUBLICIDADE: UTC no Teatro

Redação 1

PUBLICIDADE: Hiper Saúde – Ribeirão e região

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com