Nesta sexta-feira, 11 de junho, foi disponibilizada em vestibulinhoetec.com.br a relação de inscrições deferidas e indeferidas no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo para o segundo semestre deste ano de 2021.
A lista inclui os candidatos cuja documentação e notas das disciplinas de Português e Matemática inseridas no sistema foram aceitas ou rejeitadas após conferência dos organizadores do Vestibulinho. O período para apresentação de recurso ocorre nos dias 14 e 15 de junho.
Caso seja necessário, o candidato poderá retificar as notas inseridas e reenviar os documentos comprobatórios (informados erroneamente, ilegíveis, incompletos ou diferentes do que deveriam ter sido anexados). O resultado do recurso será divulgado no dia 22 de junho.
A verificação da lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas, do período para recurso, da lista de classificação e da convocação para matrícula é de inteira responsabilidade do candidato. A seleção dos candidatos se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.
Serão avaliadas as notas de Português e Matemática do primeiro ano do ensino médio ou do primeiro termo do ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), concluídos até 31 de dezembro de 2020. O novo critério de seleção foi adotado visando atender ao distanciamento social.
Ao todo, o Vestibulinho oferece 45.986 vagas para o ensino técnico (presencial, semipresencial e online) e especialização técnica. Em Ribeirão Preto, a Escola Técnica José Martimiano da Silva, o popular “Colégio Industrial”, estava com 880 vagas abertas.
São vagas totalmente gratuitas nas áreas de saúde, gestão e negócios, infraestrutura e indústria. A Etec Sede oferece cursos técnicos em Administração, Secretariado, Mecânica, Mecatrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Edificações, Design de Interiores, Cozinha e Nutrição & Dietética.
Atende atualmente 2.549 alunos. Já a Fatec de Ribeirão Preto oferece cursos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Negócios e Inovação e Sistemas Biomédicos. O “Industrial” conta ainda com classes descentralizadas em Pontal, Dumont e Pradópolis.
Oferece o curso de Administração e as extensões na Escola Estadual Amélia dos Santos Musa, em Ribeirão Preto, com Administração, Serviços Jurídicos e Desenvolvimento de Sistemas. Também tem extensão na EE Winston Churchill, em Sertãozinho, oferecendo os cursos de Administração, Recursos Humanos e Comércio.
As vagas são destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta de cursos técnicos em salas de escolas estaduais.
Em 28 de junho de 2021 serão divulgadas as listas de classificação geral e de convocação para envio dos documentos de matrícula. O início das aulas de todos os cursos será de forma remota ou híbrida (parte presencial e parte virtual), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas.
O retorno pleno das atividades presenciais nas Etecs e nas classes descentralizadas depende do controle da pandemia. Moradores da capital e Grande São Paulo podem esclarecer dúvidas pelo telefone (11) 3471- 4071. Nas demais localidades, o número é 0800 772 2829. Também é possível se informar pelo site.