Os cães da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto não usam farda, mas possuem um faro privilegiado e muita destreza para o combate à criminalidade, sendo essenciais ao trabalho da corporação. Com a chegada da cadela Hope, a GCM ganha reforço e poderá contar com um apoio especial para encontrar pessoas desaparecidas.
A cadela da raça pastor belga malinois tem dois anos e foi treinada pelo Canil da GCM em parceria com o Canil Doutores de Patas, que possui sede em Ribeirão Preto. Hope é especialista em encontrar pessoas desaparecidas e irá auxiliar no trabalho policial ou em caso de desastres ou calamidade envolvendo a Defesa Civil do Município.
“É um diferencial poder contar com a Hope, é inédito para nossa instituição e cidade ter um cão especialista nessa função. Com ela, poderemos auxiliar e apoiar a Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos quando necessário”, explica o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Preto e diretor de Operações da GCM, Tiago Caldeira.
Para o superintendente da Guarda Civil Metropolitana, Domingos Fortuna, a GCM está investindo para realizar um atendimento cada vez mais eficaz para a população. “A aquisição da Hope, adestrada para encontrar pessoas, vem atender não só nossa cidade, mas também a Região Metropolitana da qual fazemos parte”, conclui.
Furto
Uma equipe da Guarda Civil Metropolitana prendeu em flagrante, na madrugada desta sexta-feira, um homem que estava tentando furtar uma peça de ferro da unidade do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) no Distrito Empresarial Prefeito Luiz Roberto Jábali,na Zona Norte.
Esta foi a segunda tentativa de furto em unidades do Daerp impedida pela GCM nesta semana. O vigia do local onde funciona um poço, reservatório e o centro de distribuição de cloro e flúor, percebeu um barulho no pátio da unidade e acionou a Guarda Civil.
Um homem que tentava furtar uma luva de ferro, utilizada em adutora e que pesa cerca de 30 quilos, foi preso em flagrante. Ao tentar passar a peça por cima da cerca, o objeto caiu sobre a perna do suspeito e ele acabou ferido. Os guardas metropolitanos levaram o ladrão para a Central da Polícia Judiciária.
A Polícia Civil homologou o flagrante de tentativa de furto. Esta foi a segunda ação da GCM nesta semana evitando furtos em unidades do Daerp. Na quarta-feira (9), uma guarnição conseguiu evitar o furto de uma grande quantidade de cabos na Estação Elevatória de Água de Santa Teresa, na Vila Virgínia, Zona Oeste.
Depois de serem acionados pelo operador de sistema, que chegou a ser ameaçado pelos assaltantes, os guardas foram até o local, mas não conseguiram deter os ladrões, que fugiram deixando os cabos jogados. As ações fazem parte do trabalho feito pela GCM para intensificar rondas nas unidades do Daerp, a fim de reduzir a incidência de furtos e tentar deter os autores.