O Comando Conjunto Sudeste (CCSE) do Exército Brasileiro faz, desde terça (8) e até esta sexta-feira, 11 de junho, a desinfecção de vários locais de grande movimento de pessoas em Ribeirão Preto. O pedido de sanitização foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) para evitar a propagação do coronavírus.
“Enquanto avançamos na vacinação, a única medida efetiva contra o avanço da pandemia em nossa cidade é a prevenção. A sanitização destes locais será mais uma ação para conter o avanço da covid-19, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social”, explica o tucano.
Na terça-feira, o trabalho ocorreu no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes. Na quarta-feira, dia 9, o Exército fez a sanitização das plataformas de ônibus localizadas na alameda Botafogo, avenida Jerônimo Gonçalves, rua José Bonifácio e na Praça das Bandeiras. Todo o procedimento foi realizado com aplicação de produtos à base de cloro e água sanitária, além de álcool 70% em alguns desses espaços públicos.
Ainda na quarta-feira, a fiscalização da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) verificou o funcionamento dos 16 recipientes de álcool em gel instalados no Terminal Doutira Evangelina de Carvalho Passig e plataformas do entorno, próximas à rodoviária. Durante a vistoria foi constatado que todos os recipientes estavam abastecidos com o material higienizador em prevenção à covid-19.
O Terminal Rodoviário também passou por sanitização. O cronograma prevê ainda a desinfecção da praça Francisco Schimdt, da Unidade de Pronto Atendimento Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni) e da UPA Doutor João José Carneiro (Oeste, no Sumarezinho).
Também serão desinfectadas a UPA Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA da Treze de Maio, Jardim Paulistano), a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor João Baptista Quartin (UBDS Central) e hospitais como o Santa Lydia. O trabalho está sendo realizado por uma equipe do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (13º RC Mec), unidade localizada em Pirassununga (SP).
Esta é a segunda operação deste tipo na cidade. Em 3 de maio, dez militares sanitizaram o aeroporto a pedido da administração do local. Eles foram capacitados para realizar as desinfecções e utilizam uma roupa de proteção impermeável para evitar a exposição ao vírus. Eles utilizarão uma solução de hipoclorito de sódio para descontaminar áreas de grande circulação de pessoas, além de álcool 70% para higienizar superfícies, como corrimãos, cadeiras e balcões.
Operação Covid-19
A desinfecção integra a Operação Covid-19, do Ministério da Defesa, instituída pela Diretriz Ministerial nº 6, de 18 de março de 2020. A norma regulou o emprego das Forças Armadas em todo o território nacional para apoio às medidas voltadas para a mitigação das consequências da pandemia de coronavírus.
A partir da diretriz, dez Comandos Conjuntos foram ativados em apoio às demandas das esferas públicas federal, estadual e municipal. No Estado de São Paulo, o CCSE é formado pelo Comando do 8º Distrito Naval (Marinha do Brasil), pelo Comando Militar do Sudeste (Exército Brasileiro) e pelo Comando-Geral de Apoio (Força Aérea Brasileira).
O 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (13º RC Mec) está localizado em Pirassununga e compõe a Força Anhanguera (11ª Brigada de Infantaria Leve), uma das três Forças Conjuntas do CCSE.