A campanha Junho Vermelho, uma alusão à cor do sangue, realizada nacionalmente, foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do gesto solidário de doar sangue, especialmente neste mês em que é celebrado, em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.
No Banco de Sangue de Ribeirão Preto, ao longo do mês, haverá ações de conscientização alusivas à campanha, veiculadas em seus canais de mídias sociais – Facebook e Instagram –, com o tema: “O Caminho para a Solidariedade”, cujo conceito é a trilha que o doador deve percorrer para praticar esse gesto solidário que pode salvar até quatro vidas.
O mote complementar na peça ressalta: “É mais simples do que você pensa, o seu caminho pode ajudar outros quatro. Doe sangue!”. De acordo com Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue, são fundamentais as campanhas de sensibilização para a necessidade das doações de sangue, principalmente neste momento em que o país enfrenta as consequências da grave crise sanitária.
“Com o Junho Vermelho, realizado em âmbito nacional, esperamos que mais pessoas possam despertar para a importância das doações de sangue. Milhares de pacientes que estão em tratamentos clínicos, especialmente os oncológicos e transplantes, além dos pacientes com Covid-19 necessitam desse gesto solidário, e fazem com que as doações sejam ainda mais urgentes”, diz.
Para que os estoques se mantenham em um nível confortável, são necessárias 70 doações diárias, porém, desde o início do ano, a unidade vem enfrentando um déficit de 40% em seus estoques sanguíneos. O Banco de Sangue está funcionando todos os dias, com exceção do domingo, das sete às 18 horas, recebendo os doadores com todos os protocolos de higiene e segurança contra a covid-19.
A unidade informa ainda que, neste mesmo período, em que os estoques podem chegar a níveis ainda mais críticos, vai disponibilizar transporte gratuito para os doadores que precisarem e, para solicitar, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (16) 99607-4245.
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população.
No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice está abaixo de 2%. Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação).
Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está de casa nova, instalado na rua Quintino Bocaiúva nº 975, no Centro, a apenas 50 metros do antigo endereço. O novo local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue com o mesmo carinho, agilidade e atenção, atendendo de segunda a sábado, das sete às 18 horas.