Na última terça-feira, 1º de junho, a Polícia Militar Ambiental doou mais de 47m³ de madeiras ao Hospital do Câncer de Barretos, na região de Ribeirão Preto, durante a operação “Gaia”. A quantia foi apreendida em uma ocorrência policial recente no município de Barretos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), toda a madeira nativa, dentre as espécies Garapeira, Cumaru, Angelim pedra e outras, foi recolhida no início de março em um caminhão abordado próximo ao km 433 da Rodovia Brigadeiro Faria Lima.
Na oportunidade, o motorista não apresentou documentação de origem da mercadoria. As madeiras foram entregues pelo 4º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), que também realizou a apreensão.
A unidade especializada da PM comumente realiza a doação de mercadorias ilegais apreendidas a instituições públicas, por meio de requerimentos.
Ainda segundo a SSP-SP, os materiais serão usados em reparos das instalações, atividades lúdicas e fisioterápicas com os pacientes, assim como para a fabricação de móveis para uso da unidade de saúde.
Operação Gaia
Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, a Polícia Militar Ambiental realizou uma operação em todo o Estado de São Paulo em referência à semana do meio ambiente. Intitulada “Gaia”, a ação teve como objetivo combater crimes ambientais visando a proteção ao meio ambiente.
Durante a operação, foram atendidas denúncias contra crimes de flora, caça, pesca e queimadas, por exemplo. Ainda foram realizadas ações de fiscalizações para verificar os reflorestamentos de fragmentos florestais da região.
Também foram realizadas auditorias dos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) em áreas já fiscalizadas pelo policiamento ambiental, onde os responsáveis prontificaram-se a recuperar o dano causado ao meio ambiente.
A operação é uma das diversas atividades de conscientização e preservação do Meio Ambiente, planejadas em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente.