Esforço conjunto
Na vizinha Batatais está ocorrendo uma concentração de esforços para combater o coronavírus. Depois da parceria entre a prefeitura e o Butantan, as forças das mais diferentes linhas políticas sentem que a hora é de união em prol da comunidade. O prefeito Juninho Gaspar (PP), diante da situação crítica, prorrogou o “lockdown” até dia 6, com algumas flexibilizações.
Imprudência
Mesmo com alguma imprudência, com festas em locais mais distantes, houve uma conscientização maior para se atender às determinações dos setores da Saúde. Os veículos com dispositivos de comunicação saíram as ruas para os bairros mais distantes orientando aos moradores, que estão sendo visitados pelo pessoal do Instituto Butantan e pelos funcionários da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
Mobilização
A mobilização é total e teve início com a presença do Exercito que procedeu a higienização de áreas de atendimento aos pacientes de covid-19. As emissoras de rádio e de TV estão orientando a todos como proceder e os próximos passos das equipes que visitam as casas. As famílias estão sendo analisadas com exames rápidos e mais modernos para detectar o vírus.
“Isolamento Inteligente”
O projeto “Isolamento Inteligente” começou em 29 de maio em Batatais e, a partir de 3 de junho, terá início em Taquaritinga. A iniciativa tem como objetivo mapear a transmissão local do coronavírus por meio da testagem em massa. Pretende detectar, além dos casos do novo coronavírus, estabelecimento de contact tracing (rastreamento de casos positivos) e desenvolver uma estratégia de combate à pandemia a partir do isolamento de quem estiver com diagnóstico confirmado de covid-19.