O I Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto terá início no dia do aniversário de 165 anos da cidade, em 19 de junho, às 19 horas, com transmissão pela plataforma Zoom. Uma live será realizada na abertura do evento. Serão distribuídas medalhas e menções honrosas. Segundo Elza Rossato e Hélida Magalhães, do Grupo Amigos da Fotografia (GAF), organizador do evento, no total 445 fotógrafos de 61 países se inscreveram.
Eles apresentaram 3.516 fotografias, divididas em duas categorias – coloridas e monocromáticas, ambas de tema livre. Dentre as imagens inscritas, foram selecionadas 848 para participar da exposição online, sendo 428 coloridas e 420 monocromáticas. A organização vai lançar um catálogo online com todas as fotos selecionadas.
Dentre as 848 selecionadas, nove fotos foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze da Fédération Internationale de l’Art Photographique (Federação Internacional de Arte Fotográfica, a Fiap), da International Association of Art Photographers (Associação Internacional de Arte Fotográfica, Iaap) e o GAF. Outras 36 receberam menção honrosa em cada categoria, num total de 90 fotos premiadas.
Também foram distribuídos prêmios de melhor fotoclube, melhor fotoclube brasileiro, melhor autor e dez melhores autores brasileiros. As seis melhores colocadas são de Cyril Boyd (“Dani de Lion”), Istvan Kerekes (“Maramuresan Take”), Lai Ling Helena Chan (“Horse Racing” e “Jumping over the fire”), Livinus Bleyen (“Paratroopers Dropping”) e Ovi D. Pop (“Dead or alive”).
A exposição será online e ficará em cartaz por tempo indeterminado, em vários sites. A organização recebeu quatro imagens por autor. Ribeirão Preto é a segunda cidade do Brasil a organizar salões internacionais de fotografia e o GAF é o terceiro fotoclube a promover eventos deste tipo com a participação de estrangeiros – o de Jaú (SP) já tem dois no currículo.
O I Salão Internacional de Arte Fotográfica tem o certificado da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto). O fotoclube ribeirão-pretano já promoveu oito salões nacionais e internacionais e duas bienais de fotografia, mas este será o primeiro com a chancela da Fiap e da Iaap. No ano passado, o realizou o VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, o primeiro virtual da história do GAF.
A abertura ocorreu em 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia. Foram selecionadas 180 fotos de 122 fotógrafos classificados, de várias regiões do Brasil e também de outros países, entre menções honrosas e os três primeiros lugares de cada categoria.
As imagens foram selecionadas entre 1.324 fotografias inscritas. As 180 imagens selecionadas foram expostas na página do Grupo Amigos da Fotografia no Facebook e nos sites do Confoto (www. confoto.art.br) e Movimento das Artes (www.movimentodasartes.com.br). O salão foi dividido em cinco categorias.
III Bienal de Natureza
Também estão abertas, até 8 de julho, as inscrições para a III Bienal de Natureza Confoto, evento também organizado pelo Grupo Amigos da Fotografia. Todas as informações sobre como participar e quais os critérios para seleção das fotos estão no link https://bit.ly/3eFcfzq.