Tribuna Ribeirão
Geral

Serrana – ‘Projeto S’ chama a atenção de Israel

DIVULGAÇÃO/INSTITUTO BUTANTAN

Alon Lavi, cônsul-geral de Israel, estará em Serrana nes­ta quarta-feira, 26 de maio, acompanhado de Ali Fisher, responsável pelo setor agríco­la e de águas do governo isra­elense. O país foi o primeiro a vacinar a população em massa contra a covid-19, da mesma forma como a cidade paulista foi pioneira no Brasil a realizar essa tarefa, através do “Projeto S”, do Instituto Butantan.

O motivo da visita é estrei­tar os laços entre o município e Israel para futura troca de tec­nologias e experiências, tanto no campo da saúde quanto no da questão hídrica, uma vez que Serrana abastece sua po­pulação com águas do Aquí­fero Guarani, maior manan­cial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo.

Roteiro
O cônsul de Israel e sua co­mitiva devem chegar à cidade por volta das dez horas desta quarta-feira. Depois de uma recepção e protocolos governa­mentais, Alon Lavi deve se diri­gir até a Usina da Pedra para co­nhecer o sistema de fabricação de açúcar e álcool.

Na volta, visitará a escola Dalzira Barros Martins, onde funcionou a central de trabalhos do Instituto Butantan durante a realização da vacinação em mas­sa contra a covid-19 na cidade. O cônsul será ciceroneado pelo prefeito de Serrana, Leonardo Capitelli, e no final da tarde vai conhecer a Fundação Cultural.

O Instituto Butantan encer­rou, em 11 de abril, a aplicação da segunda dose contra a co­vid-19 em Serrana. O “Projeto S” terminou com 27.160 pessoas imunizadas com a Coronavac, vacina contra a covid-19 desen­volvida em parceria com a bio­farmacêutica Sinovac.

Um dia após ter completado 72 anos de emancipação política, a cidade torna-se a primeira do Brasil com praticamente toda a população com mais de 18 anos vacinada com as duas doses. Bo­tucatu está no mesmo caminho. Entre os 28.380 voluntários que se cadastraram para receber o imunizante, 27.722 receberam a primeira dose da vacina.

A desistência entre a pri­meira e a segunda aplicação foi de cerca de 2%, equivalente a 562 pessoas. O total de mora­dores imunizados com as duas doses corresponde a 95% do público-alvo (28.380). Também corresponde a 59,5% do total de habitantes da cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Pre­to, de 45.644, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O público cadastrado, de 28.380 pessoas, equivale a 62,18% da população serra­nense. Por terem ficado de fora dos testes nas fases an­teriores dos estudos sobre a Coronavac, não puderam ser imunizadas menores de idade, mulheres grávidas ou em ama­mentação, pessoas com doen­ças graves e quem teve febre 72 horas antes da vacinação.

O “Projeto S” é um inédi­to estudo clínico no mundo. A cidade foi dividida em quatro regiões (verde, amarelo, cinza e azul), e a vacinação ocorreu em oito semanas. Segundo o Instituto Butantan, foram utilizadas cerca de 55 mil doses da Coronavac para esta pesquisa. O estudo clíni­co tem como principais objetivos analisar a eficiência da vacinação na redução de casos de covid-19 e no controle da epidemia e na queda na transmissão do vírus de uma pessoa para outra.

Também estuda o impacto na redução da carga de doença, por meio da ocupação de leitos hospitalares e número de con­sultas médicas, por exemplo. A adesão da população à vacina­ção, reações adversas e efeitos indiretos na economia e na cir­culação de pessoas também es­tão sendo analisados.

O Butantan pretende testar ferramentas de combate a epi­demias, como um aplicativo de controle da vacinação, de acom­panhamento de reações, de cen­so geolocalizado em tempo real, entre outros. Também avalia a interação da vacina com a va­riante P.1, de Manaus (AM). Os moradores vacinados serão mo­nitorados por um ano.

Postagens relacionadas

Dois novos grupos receberão vacina

Redação 1

Enem registra mais de 5 milhões de inscritos 

Redação 2

Audiência de custódia na berlinda 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com