Tribuna Ribeirão
Geral

Exército deve abrir apuração disciplinar contra Pazuello

FERNANDO FRAZÃO/AG.BR

Felipe Frazão e Lauriberto Pompeu
Agência Estado

O comandante-geral do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, deverá abrir uma apuração discipli­nar sobre a participação do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, em ato político ao lado do pre­sidente da República, Jair Bolsonaro. A manifestação foi realizada no domingo, 23 de maio, no Rio de Janeiro, e provocou aglomeração em um momento de pandemia de covid-19. Tanto Bolsona­ro como Pazuello estavam sem máscara.

A apuração disciplinar é uma forma de o Exército ga­rantir a Pazuello o direito de defesa, embora a infração por participar de manifestação política esteja documentada. O jornal O Estado de S. Pau­lo apurou com quatro fontes que a decisão já foi comuni­cada a Pazuello. O general ainda teria nesta segunda­-feira (24) uma reunião no Comando Geral do Exército, o Forte Apache, em Brasília, a poucos metros de sua resi­dência na capital, o Hotel de Trânsito de Oficiais.

A punição varia de acor­do com o grau do ato, se for julgada como transgressão leve, média ou grave. Ao fim do processo, o comandan­te do Exército pode aplicar a pena de advertência verbal, determinar algum tipo de im­pedimento, repreendê-lo ou mesmo determinar a prisão e exclusão das fileiras do Exér­cito. O procedimento disci­plinar é uma espécie de jul­gamento adotado para casos considerados menos graves do que os que vão ao Conse­lho de Justificação.

Esse conselho pode ser instaurado em casos de reincidência de transgres­são disciplinar, crimes, atos que afetem a honra e o deco­ro, entre outros, e pode acar­retar o afastamento imediato de oficiais e na sua reforma e perda de patentes. Pazuello é um general de Divisão inten­dente, e, para sua formação, está no topo da carreira, com três estrelas.

Pelas regras atuais, os ge­nerais de Intendência não podem chegar a quatro estre­las, cargo máximo de general de Exército. O ex-ministro da Saúde poderia pedir pas­sagem à reserva, mas até hoje sempre resistiu a essa ideia, mesmo enquanto esteve no exercício do cargo de minis­tro e era pressionado por ge­nerais a se afastar da ativa.

Irritação
A participação de Pazuello em ato político irritou ainda mais o generalato. O regula­mento disciplinar do Exérci­to prevê cinco transgressões de natureza política, entre as quais “autorizar, promover ou tomar parte em qualquer ma­nifestação coletiva, seja de ca­ráter reivindicatório ou políti­co, seja de crítica ou de apoio a ato de superior hierárquico”.

Oficialmente, o Exérci­to ainda não se pronunciou sobre o caso. O comando da Força Terrestre também não se manifestou sobre a reunião do general da ativa com o mi­nistro Onyx Lorenzoni (Se­cretaria-Geral) no hotel mili­tar, dois dias depois de dizer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid que não poderia comparecer a depoimento presencial por ter tido contato direto com assessores infectados pelo novo coronavírus.

O procedimento discipli­nar vai enquadrar a condu­ta de Pazuello em gradações da transgressão. Ela pode ser atenuada pelo “bom compor­tamento” e “relevância de ser­viços prestados” pelo oficial (Pazuello não tem outros casos em sua ficha), mas agravada por ter sido uma manifestação “em público” – o ex-ministro subiu em carro de som e passeou de moto entre mi­litantes bolsonaristas.

A transgressão pode ser considerada “justificada”, o que, na prática, não resultaria em punição, se ficar compro­vado que Pazuello obedeceu a “ordem superior”. Na ativa, ele ocupa um cargo adminis­trativo na Secretaria-Geral do Exército, e não mais um cargo civil de natureza polí­tica no governo, mas estava acompanhado de Bolsonaro.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Metade das mulheres passou a cuidar de alguém na pandemia

Redação 1

PUBLICIDADE: O Rei do Mundo – Uma comédia sobrenatural

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com