Tribuna Ribeirão
Cultura

Grupo teatral lança filme no Youtube

As grandes paixões têm o poder de provocar o descontro­le, de tirar o sujeito de seu pró­prio comando. O filósofo Baru­ch Spinoza (1632-1677) chama de servidão essa impotência humana para regular e refrear os afetos. Nesse estado de “apai­xonamento”, quem já não se viu tomando atitudes inusitadas ou mesmo nada saudáveis? Até que ponto é possível domar um afeto e tomar a melhor decisão para si mesmo?

São esses questionamentos que acompanham “E a nave vai”, primeira realização audiovisual do Teatro Inominável, que faz uma curta temporada, de 26 a 29 de maio de 2021, às 19 horas, no canal do Youtube do grupo (https://youtube.com/TeatroI­nominável). Com dramaturgia e direção de Diogo Liberano, o filme apresenta a paixão entre Mocinho e Gatão, que se conhe­cem e querem estar juntos, mas não pelos mesmos motivos.

No elenco estão Andrêas Gatto, Gunnar Borges e Márcio Machado. O projeto tem patro­cínio do governo federal, gover­no do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Ja­neiro, através da Lei Aldir Blanc. A primeira encenação teatral de “E a nave vai” estreou em 2019, na Itália, e foi apresentada em diversas cidades italianas e em Buenos Aires, Argentina.

No Brasil, o projeto seria fazer uma temporada presen­cial em teatros cariocas este ano, mas devido a impossi­bilidade imposta pela pan­demia, o Teatro Inominável optou por compor uma ver­são audiovisual centrada no problema que se estabelece entre Mocinho e Gatão dian­te de um encontro marcado por pulsões divergentes.

O ator Márcio Machado in­terpreta Gatão, um homem de quarenta e poucos anos com medo do passado, enquanto Gunnar Borges interpreta Mo­cinho, um homem com trinta e poucos anos com medo do futuro. Entre eles, porém, há um terceiro personagem in­terpretado por Andrêas Gato: a nave, um automóvel com es­paço interior para apenas duas pessoas e que, muitas vezes, parece enxergar aquilo que os outros dois não percebem.

A trama de “E a nave vai” foi inspirada numa história vivida pelo dramaturgo e di­retor Diogo Liberano, porém, remodelada poeticamente vi­sando abrir aos espectadores indagações sobre como po­demos – ou não – lidar com afetos tão fortes como, por exemplo, aqueles provocados por uma paixão.

Para a dramaturga do projeto, Thaís Barros, “foi importante ultrapassarmos o teor biográfico da história para focar no que acontecia entre os personagens. Como dramaturgista, busquei trazer contrapontos para aquilo que os atores e o diretor traziam para o processo criativo.”

O filme criado a partir dessa dramaturgia fará quatro exibições no Youtube do Tea­tro Inominável, de quarta-feira a sábado, de 26 a 29 de maio de 2021. No sábado, dia 29 de maio, após a exibição, haverá um bate-papo dos integrantes do Inominável com um psica­nalista convidado.

Sobre o Teatro Inominável
Companhia teatral cria­da em 2008 na Universida­de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, atualmente, com­posta por Andrêas Gatto, Clarissa Menezes, Diogo Li­berano, Gunnar Borges, Lau­ra Nielsen, Márcio Machado, Natássia Vello e Thaís Barros.

Em seu histórico, além de três edições da Mostra Hífen (2012, 2014 e 2016), destacam-se espetáculos e performances como “Sinfo­nia Sonho” (2011) e “O Nar­rador” (2014), indicados aos prêmios Shell, Cesgran­rio e Questão de Crítica no Rio de Janeiro.

Em 2019, comemorando dez anos, o Inominável estreou “Dentro” e “Yellow Bastar”, peças que ocuparam o Cen­tro Cultural Banco do Brasil (CCBB – Rio de Janeiro). Na ocasião, em parceria com a Editora Cobogó, a companhia fez a publicação de dramatur­gias de seu repertório escritas por Diogo Liberano: “Sinfonia Sonho” (2011) e “Yellow Bas­tards” (2019).

Postagens relacionadas

Inscrições para curso de teatro só até dia 15

Redação 1

As Irmãs Cola no Armazém Baixada

Redação 1

João Rock anuncia 19ª edição para 11 de junho de 2022

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com