Desde o início da pandemia o setor de bares e restaurantes é um dos mais afetados com as medidas restritivas adotadas para a contenção da covid-19. Fazer qualquer tipo de planejamento não é mais viável para estes estabelecimentos. O “abre e fecha” se tornou comum, por isso a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel Alta Mogiana se movimenta para que os agentes do setor atuem com responsabilidade.
Aglomerações devem ser combatidas por bares e restaurante, mas é preocupante que parte do público e dos empresários do segmento tenham comportamento contrário. Atitude lamentada pela associação.
“Depois de 14 meses sem podermos trabalhar, finalmente começamos a enxergar uma ‘luz no fim do túnel’ na mais recente reabertura. É lamentável ver estabelecimentos lotados, claramente desrespeitando os protocolos de segurança adotados pelo poder público. Nós repudiamos este comportamento e torcemos para que o público faça também sua parte. Respeitando as normas, com responsabilidade, conseguiremos manter nossas atividades.” afirma Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana.
A associação programou neste final de semana “blitz” nos bares e restaurantes da cidade, entregando material de comunicação para conscientização do público. Usar máscara ao levantar de sua mesa, não juntar as mesas, respeitar o distanciamento em filas e não ficar em pé fora do estabelecimento conversando e aglomerando, são alguns dos pedidos da associação ao público.
Os empresários associados também estão cobrando os colegas do ramo que não estão cumprindo os protocolos para que os respeitem imediatamente. Uma nova paralização é algo impensável para quem está atuando responsavelmente. Todos temem fechar as portas definitivamente caso isso aconteça.
Além de um ato de empatia, a ação visa realmente coibir as aglomerações e incentivar as denúncias. A associação espera uma ótima aceitação da sociedade e do poder público com a medida.