A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto terá um novo espaço multicultural para a realização de eventos. A remodelação e modernização do anfiteatro e da Biblioteca das Artes serão viabilizadas através do edital do Programa de Ação Cultural (Edital ProAC) nº 17/2020 e devem ser concluídas até o final do ano.
Através de obras de manutenção e reformulação dos dois ambientes, a entidade poderá, em breve (e assim que atividades presenciais forem autorizadas), sediar os tradicionais encontros culturais e também atividades como cursos, oficinas, lançamentos de livros, entre outros.
A instituição, que realiza diversas atividades culturais, entre elas a Feira Internacional do Livro de Ribeirão (FIL), criou em 2015 um espaço voltado para a realização de encontros culturais que concretiza os objetivos da entidade em incentivar a formação de novos leitores, através de ações permanentes com projetos que formam leitores em diferentes linguagens e expressões.
“Encontros como os tradicionais Clube do Livro, Núcleo de Contadores de História, Encontro Literário dos Médicos Escritores, Salão de Ideais com autores convidados, entre outros, sempre foram realizados na sede da entidade”, recorda a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.
Desde março do ano passado, com as novas medidas de distanciamento e isolamento social, os encontros estão sendo realizados via plataforma Zoom (sala virtual) e também pela plataforma virtual da entidade e suas redes sociais. Com isso, a programação mensal promovida pelo projeto 40tena Cultural e de outros projetos neste período começou a atrair participantes de outros estados do Brasil e até de outros países.
“A modernização do espaço tem por objetivo possibilitar que a entidade volte a atender presencialmente o público, após o controle da pandemia causada pelo Coronavírus. Enquanto isso, seguiremos o trabalho cultural transmitido pelo meio online e manteremos os protocolos de saúde que garantem a segurança do público e equipe”, explica Dulce Neves.
Mudanças
A Biblioteca das Artes, montada em 2017 com acervos doados, em especial livros de autores da cidade de Ribeirão e região, será adaptada e ganhará um novo layout, nova pintura e aquisição de estantes e comunicação visual adequadas.
O espaço abriga atualmente cerca de cinco mil títulos e mantém seu projeto de doação de livros. “A entidade efetuará ainda a compra de livros para compor um acervo com títulos importantes da literatura brasileira e internacional, principalmente para o público infantil e infantojuvenil”, destaca a presidente da fundação.
A equipe se prepara para a futura liberação das atividades presenciais através dos decretos municipais. A entidade informa que a partir do momento que a agenda cultural for permitida, manterá um rígido controle na manutenção dos serviços básicos do protocolo de saúde.
Disponibiliza materiais para higiene pessoal, álcool em gel e líquido para limpeza, locais para descarte de lixos com tampa e pedal, placas informativas na parte interna e externa com orientações como o uso de máscaras, distanciamento necessário e limite de pessoas por espaço, além da contratação de agentes de limpeza para higienização dos locais antes e após as atividades culturais apresentadas.
O espaço multicultural da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto fica na rua Professor Mariano Siqueira nº 81, no bairro Jardim América, na Zona Sul de Ribeirão Preto. Todas as atividades que realiza são gratuitas e abertas à população.
Sobre a fundação – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.
Em 2020, o evento tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo coronavírus.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. Mantém-se com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e do ProAc.