Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Hospital veterinário custará até R$ 5 mi

Para dar sequência às dis­cussões sobre a construção do Hospital Veterinário Pú­blico Metropolitano em Ri­beirão Preto, o prefeito Du­arte Nogueira (PSDB) esteve na Secretaria de Estado da Saúde no início da tarde des­ta quinta-feira, 20 de maio.

Acompanhado do verea­dor Igor Oliveira (MDB) e do deputado federal Baleia Ros­si (MDB-SP), o secretário da Saúde do governo João Do­ria, Jean Carlo Gorinchteyn, informou que o Estado prevê investimentos de até R$ 5 mi­lhões, dependendo do proje­to da unidade.

“Construído, o município ficará responsável pelo cus­teio seja direto, por meio de parcerias com organização social ou convênio com fa­culdades”, explicou. O anún­cio de que Ribeirão Preto teria um hospital veterinário foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em 13 de maio.

O tucano esteve na região para assinar a ordem de ser­viço para o início das obras de modernização e melhorias na Rodovia Mário Donega (SP- 291), no trecho entre Ribeirão Preto, Dumont, Barrinha e Pradópolis. Também entregou ônibus escolares para cidades da região.

“Iremos implantar um hos­pital veterinário em Ribeirão Preto, através do Programa Meu Pet, para atender os ani­mais que neste período da pandemia se tornaram gran­des companheiros das pessoas com mais idade, que ficam em suas casas se protegendo”, disse Doria ao lado de Nogueira.

O Programa Meu Pet é inédito no Estado de São Paulo e tem o objetivo de ofe­recer apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos. A clíni­ca será construída com uma estrutura média de 480 me­tros quadrados.

Contará com salas cirúr­gicas e equipamentos, com serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas veteri­nárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endosco­pia, incluindo vacinação, cas­tração e adoção responsável. A prefeitura de Ribeirão Pre­to deve ficar responsável por indicar e ceder o terreno. O projeto terá de ser aprovado na Câmara de Vereadores.

“Além de simbolizar uma importante política pública de controle populacional, de for­ma segura, garantindo saúde aos animais, também reflete na redução de doenças para população. Segundo a OMS, as zoonoses representam 60% das doenças infecciosas em humanos”, diz Nogueira.

Sancionada em abril de 2021, a lei número 17.349/2021 já autoriza o governo do Esta­do a construir o Hospital Vete­rinário Público Metropolitano em Ribeirão Preto, destinado a animais domésticos de fa­mílias de baixa renda. Pela lei, o Executivo regulamen­tará a medida, se necessário. A prefeitura terá de assinar convênio com o Estado para aderir ao Programa da Coor­denadoria de Defesa e Saúde Animal (CDSA).

Postagens relacionadas

Empresas regulam doações eleitorais de funcionários

Redação 1

Anvisa alerta sobre repelentes adequados contra o mosquito da dengue

William Teodoro

Emprego formal recua no ano em RP 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com