Os moradores de um trecho da rua Renato Rodrigues Leite, no Jardim Helena, Zona Leste de Ribeirão Preto, cobram da prefeitura obras de implantação de nova rede de esgoto no bairro. Reclamam que somente um quarteirão da rua não recebeu os novos emissários.
Na terça-feira, 18 de maio, técnicos e engenheiros do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) e da Ambient, empresa responsável pelo tratamento de esgoto do município, foram ao local para verificar a situação. A visita foi intermediada pelo vereador Maurício Vila Abranches (PSDB).
Atualmente, o bairro Jardim Helena recebe uma obra de implantação de nova rede de esgoto e, nos últimos meses, cerca de 1.200 metros de tubulação foram instalados, com investimento de mais de R$ 5 milhões por parte da autarquia.
“Minha indignação é de que foi feito uma nova rede, praticamente, no bairro todo e, nosso quarteirão ficará de fora. Justamente aqui aonde o problema com obstrução do esgoto e constante”, ressalta Jorge Ferreira Gomes, morador do bairro há 15 anos.
Maria Gerusa Ribeiro da Silva, que também mora no mesmo quarteirão há 20 anos, conta do transtorno com problemas de obstrução de esgoto: “Desde que mudei para cá, a rede é insuficiente. Quando chove o problema aumenta”, afirma.
Os técnicos e o engenheiro fizeram o levantamento e encaminharão os dados aos diretores do Daerp solicitação para a execução do serviço. De acordo com eles, para atender ao pedido dos moradores, será necessária a ampliação de aproximadamente 100 metros de rede nova.
A obra de implantação de 1.050 metros de redes de esgoto no Jardim Helena foi concluída nesta semana. A substituição das redes beneficiará 2.800 moradores do bairro que conviviam com problema de vazamentos e entupimentos de esgoto há cerca de 25 anos.
A obra teve início em outubro do ano passado e foram implantados 1.050 metros de redes coletoras com diâmetro de 150 a 200 milímetros. Também foram substituídos 150 ramais domiciliares com diâmetros de 100 milímetros. As ruas onde foram substituídas a rede já receberan a reposição asfáltica nos trechos que foram abertos.
Com a substituição da nova rede tronco, parte do esgoto está sendo jogado no coletor tronco na avenida Alfredo Ravaneli, e a outra parte, diretamente no novo interceptor construído junto ao córrego do Esgoto, com 9.641 metros de extensão e que passou a atender toda a região da zona Leste de Ribeirão Preto. A obra resolveu um problema antigo no bairro por conta de redes antigas e subdimensionadas que causavam constantes vazamentos de esgoto.