Na Copa do Mundo do próximo ano no Catar, o Brasil espera adicionar um sexto troféu a sua sala. O torneio marcará 20 anos desde o quinto e mais recente título da Seleção, que foi na Copa do Mundo de 2002, no Japão. No entanto, a boa notícia é que os sites de apostas estão prevendo uma vitória do Brasil no Catar.
Então, enquanto cruzamos os dedos na esperança de que o Brasil faça ainda mais história no cenário mundial, vamos relembrar quatro dos melhores momentos da Seleção na Copa do Mundo. Continue lendo para saber mais.
- Desempenho de Pelé na final de 1958 contra a Suécia
Com apenas 17 anos, Pelé conquistou o mundo na Copa de 1958, na Suécia. Na época, ele era o jogador mais jovem a participar do torneio e seu “hat-trick” no segundo tempo na vitória por 5 a 2 sobre a França garantiu a vaga do Brasil na final. Pelé marcou duas vezes na vitória da Seleção sobre a Suécia por 5×2. Seu primeiro gol foi eternizado. Ele mata a bola no peito, dá um chapéu no zagueiro e acerta seu chute rasteiro para bater o goleiro. Esse foi o primeiro título da Copa do Mundo do Brasil e Pelé ajudou a conquistá-lo mais duas vezes.
- Ronaldo provando quem ainda era na final de 2002
Ronaldo era visto como a chave do sucesso do Brasil na Copa do Mundo de 1998. No entanto, na noite anterior à final, ele sofreu uma convulsão e claramente não se recuperou totalmente na partida decisiva, que a Seleção acabou perdendo para a França. A partir daí, as lesões afetaram sua carreira e parecia que ele estava para perder a Copa do Mundo de 2002. No entanto, ele trabalhou duro para entrar em forma e valeu a pena. Ele acabou ganhando a artilharia do torneio com oito gols, dois deles na final, onde o Brasil venceu a Alemanha em Yokohama.
- O heroísmo de Cláudio Taffarel em 1994
Cláudio Taffarel vestiu a camisa do número um do Brasil durante grande parte da década de 1990, ajudando seu país a ganhar duas Copas Américas – que se espera que ganhe novamente este ano se você quiser apostar na Copa América – e na Copa do Mundo de 1994. Ele é um verdadeiro ícone da Seleção Brasileira e suas contribuições para a Seleção ao longo de sua carreira são enormes. Em 1994, quando o Brasil venceu sua quarta Copa do Mundo, Taffarel sofreu apenas três gols ao longo do torneio, um na fase de grupos contra a Suécia e duas vezes contra a Holanda nas quartas-de-final. Com a final contra a Itália terminando em 0x0, a partida foi para a disputa de pênaltis. Taffarel pegou o pênalti de Daniele Massaro com a vitória do Brasil por 3×2.
- O gol de Ronaldinho contra a Inglaterra em 2002
Não seria justo elogiar Ronaldo por seus esforços na Copa do Mundo de 2002 e não dar a Ronaldinho o crédito por seu gol incrível contra a Inglaterra. Michael Owen havia dado a liderança à Inglaterra, mas Rivaldo empatou o placar perto do intervalo. Aos 60 minutos, muitos não teriam apostado no gol de Ronaldinho, enquanto ele batia uma falta na lateral e de longa distância. No entanto, ele encobriu David Seaman e, seja de forma intencional ou não, garantiu a vaga do Brasil nas semifinais.