Em nota divulgada na tarde desta terça-feira, 18 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde informa que os agendamentos de homens e idosos, realizados inadvertidamente nas vagas para vacinação contra a covid-19, destinadas às gestantes e puérperas com comorbidades (leia nesta página), serão desconsiderados.
Para aqueles que, por engano, fizeram tal agendamento, a orientação da Secretaria da Saúde é que aguardem a reabertura do cadastramento para o grupo ao qual pertencem ou que realizem o credenciamento correto nas vagas disponíveis. A pasta já está agendando horários para a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos.
São 1.200 vagas. Para este grupo, a vacinação acontecerá nesta quarta (19) e na quinta-feira, 20 de maio, a partir das 8h30 em 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ribeirão Preto. O credenciamento deve ser feito no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br).
Também pode ser feito pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. Os acamados desta faixa etária podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111.
Segunda a secretaria, será aplicada a Coronavac, vacina desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. O agendamento permite a escolha do horário e em qual UBS a pessoa quer ser vacinada.
Nos locais de vacinação (UBS’s), as pessoas devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atualizado, o número do protocolo de agendamento e relatório médico comprovando alguma das 22 comorbidades.
A Secretaria Municipal da Saúde também abriu agendamento para a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com 64 anos de idade. São 5.200 vagas para este público. A secretaria ressalta esta etapa da imunização é para os idosos de 64 anos que receberam a Coronavac.