Um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do país precisou se adaptar, mais uma vez, aos cuidados exigidos pela pandemia da Covid-19. Pensando nisso, a equipe organizadora do 57º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia anunciou que a edição deste ano será realizada de forma híbrida.
O evento contará com apresentações ao vivo, transmitidas por lives, e exibições gravadas de músicas e danças inéditas, com a participação de grupos folclóricos e parafolclóricos convidados de diversos estados brasileiros. Além disso, a edição terá nova data, com programação de 11 a 15 de agosto, ou seja, de quarta-feira a domingo.
Com a nova data, há menos de 100 dias para a edição 2021, cujo tema será “Conexão de um povo”, valorizando o encontro e a confraternização da cultura brasileira que o festival promove. Neste ano, o evento comemora seu Jubileu de Jasmim e homenageará o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém (PA), conforme anunciado na última edição. A programação completa está sendo finalizada e será divulgada em breve.
Ao todo, serão cinco dias de evento que, além das apresentações dos grupos participantes, terá ainda outras atrações digitais como oficinas de brinquedos tradicionais, ressignificados no contexto da pandemia, contação de causos e simpósios de estudos, unindo entretenimento e pesquisa, mantendo assim a tradição que perpassa as dezenas de anos de existência do festival.
“Olímpia é a Capital Nacional do Folclore e temos a responsabilidade de preservar a cultura que nos elevou a esse patamar. São 57 anos de uma história ininterrupta e, pelo segundo ano consecutivo, vamos ter que nos adaptar ao momento de desafio que enfrentamos. A cultura é essencial, mas a saúde é urgente. Esperávamos já ter superado essa crise e temos a esperança de estarmos caminhando pra isso. Mas enquanto não é possível realizarmos o formato tradicional, vamos promover mais uma vez um festival digital, reunindo e confraternizando a cultura brasileira e transmitindo pro país e pro mundo”, destacou o prefeito da cidade, Fernando Cunha.
Este ano, o palco do folclore brasileiro também mudou. Para seguir as orientações dos órgãos de Saúde, o Festival do Folclore será transmitido diretamente da Casa da Cultura de Olímpia, seguindo todas as medidas de segurança para prevenção ao coronavírus.
O 57º Festival do Folclore de Olímpia é organizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, e conta com o apoio da Associação Olímpia para Todos. O evento será transmitido pelos canais oficiais do festival, no Facebook e Youtube.