Tribuna Ribeirão
Geral

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

O Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB), ligado à Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), estima que a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS deve injetar, entre abril e maio deste ano, montante bruto de R$ 170.462.288 na economia da cidade (Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reto­mar o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a chamada prova de vida. O veto ao pagamento es­tava suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com portaria publicada no Diário Ofi­cial da União (DOU) desta quinta-feira, 13 de maio, os bloqueios serão retomados a partir da competência de maio de 2021. A comprova­ção de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicati­vos “Meu INSS” e “Meu gov. br” e também nos bancos em que o aposentado ou pensio­nista recebe o benefício.

“A rotina citada abrangerá, na competência maio de 2021, os benefícios em que não hou­ve a realização da comprova­ção de vida por nenhum canal disponibilizado para tal proce­dimento, sendo estes selecio­nados para integrar o primeiro lote do processo de compro­vação de vida por biometria facial”, afirma a portaria.

A partir de junho, o blo­queio por falta de comprova­ção de vida será feito de forma escalonada, de acordo com o não-cumprimento dos prazos para a comprovação, que tem de ser feita anualmente.

Postagens relacionadas

Trabalhadores da Fundação Casa decidem manter greve

Redação 10

Juiz suspende Sevandija

William Teodoro

Pesquisa mostra que apenas 32 cidades receberam vacinas vencidas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com