Nesta segunda-feira, 3 de maio, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto retomou o atendimento presencial aos munícipes, das nove às 16 horas, através de agendamento prévio que pode ser feito pelo site daerp.ribeiraopreto.sp.gov. br ou pelo telefone 115. O objetivo é evitar filas e aglomerações.
No primeiro dia com a presença de clientes na unidade da rua São Sebastão nº 462, no Centro Histórico, o Daerp atendeu 87 usuários, com 105 pessoas previamente agendadas, mas 18 não compareceram no horário marcado. O atendimento foi tranquilo e sem filas de espera.
Segundo Angélica Bandolfo, chefe da Divisão de Atendimento ao Público do Daerp, o agendamento se mostrou extremamente eficiente e o público entendeu o funcionamento. Ela destaca que não houve formação de fila durante o dia.
“Os usuários chegaram no horário marcado e foram rapidamente atendidos. Nossa principal preocupação, que era acabar com a aglomeração por conta da pandemia, foi atendida”, salienta. O atendimento presencial estava suspenso desde 8 de março.
Até as 16h30 de sexta-feira, 30 de abril, primeiro dia de agendamento para o atendimento presencial na unidade, o Daerp recebeu 266 solicitações. A maior demanda era para esta segunda-feira, com 105 horários marcados. Depois vêm terça-feira (4), com 83, e quarta-feira (5), com 43.
Para realizar o agendamento, o usuário precisa acessar o site do Daerp, onde irá encontrar um ícone para agendamento, indicar o serviço para o qual deseja o atendimento e informar o nome, o número do Registro Geral da Ligação (RGL) que está impresso no canto esquerdo superior da conta, ou o endereço do imóvel para o qual precisa de atendimento.
Também tem de indicar um e-mail para contato e agendar o dia e horário. Após o agendamento o usuário receberá um e-mail de confirmação com a data e horário marcados. No caso do agendamento pelo telefone o usuário também precisa informar o número do RGL ou endereço do imóvel, nome e um telefone para contato. No dia marcado para o atendimento o usuário receberá um e-mail três horas antes, lembrando sobre o atendimento agendado.
É importante que o agendamento seja feito em nome da pessoa que for até a autarquia, uma vez que se o usuário que comparecer ao local e não estiver com o agendamento em seu nome não será atendido. A orientação do Daerp é que os usuários cheguem ao local, no máximo, com dez minutos de antecedência para evitar filas e aglomerações.
As pessoas que chegarem muito antes terão de aguardar do lado de fora do prédio até o horário agendado. Para o atendimento é necessário que o municípe leve uma conta de água do imóvel, ou o número do RGL, documento de identidade com foto, e no caso de inquilino, o contrato de locação do imóvel e um comprovante de residência.
O usuário que não puder comparecer na data marcada, deve avisar o Daerp por e-mail ([email protected]. com.br) ou telefone, com um dia de antecedência, para que o seu horário seja liberado no sistema para outra pessoa.
Antes de realizar o agendamento, o Daerp orienta que os usuários verifiquem os serviços online disponíveis no site do departamento, principalmente quanto a emissão da segunda via da conta de água ou certidão negativa de débito, por meio do Chatbot, que fica no canto inferior direito da página.