Tribuna Ribeirão
Saúde

SP convoca população a se vacinar contra a gripe

ROVENA ROSA/ AG.BR.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está con­vocando para a vacinação con­tra a gripe os profissionais de saúde, as gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), indígenas, além das crianças de seis meses a menores de seis anos, pois a cobertura ainda está abaixo do necessário nesta primeira eta­pa da campanha.

As doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde desde o dia 12 de abril para estes públicos até o dia 10 de maio. Em Ribeirão Preto, segundo a Secretaria Munici­pal da Saúde, a primeira etapa imunização vai até sexta-feira, dia 7. No ano passado, o públi­co-alvo na cidade era formado por 235.952 pessoas dos gru­pos prioritários.

Com base neste número, o objetivo é imunizar cerca de 212.350 ribeirão-pretanos. A pasta não divulgou o número exato da campanha deste ano, que está sendo realizada em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) distribuídas por Ribei­rão Preto. A secretaria ressalta que, durante a vacinação, os munícipes devem estar atentos ao que a Organização Mundial da Saúde preconiza.

Permanecer ao menos a um metro e meio de distância, evitar contato próximo e aper­to de mãos, além de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel acima de 70%. Em todo o estado de São Paulo a meta é vacinar 18,5 milhões de pessoas até julho.

Neste ano, segundo o Bole­tim Epidemiológico divulgado em 1º de abril, nenhum caso de influenza A não subtipado, in­fluenza B, H1N1 e H3N2 havia sido diagnosticado em Ribei­rão Preto até 31 de março. Em 2020 foram doze casos e qua­tro óbitos, contra 62 ocorrên­cias e 13 mortes em 2019.

No período anterior (2018), Ribeirão Preto registrou 104 infecções e 23 vítimas fatais. Em todo o Brasil, a meta do Ministério da Saúde é imuni­zar, até 9 de julho, 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários durante a Campanha Nacional de Vaci­nação contra a Influenza.

No estado, das 5,5 milhões de pessoas desta primeira eta­pa, somente 991,2 mil compa­receram aos postos até a última semana, somando 653,7 mil crianças (19,8% de cobertu­ra vacinal), 77,2 mil gestantes (17,7%), 243,7 mil profissio­nais da saúde (15,7%), 14,3 mil puérperas (19,9%) e 2,1 mil in­dígenas (35,7%).

A próxima etapa começa no dia 11 de maio e incluirá os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores das re­des pública e privada, que so­mam mais 7,8 milhões de pes­soas. Já a terceira etapa começa em 9 de junho, alcançando 5,1 milhões pessoas com comor­bidades e com deficiência (físi­ca, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla).

Também estão neste grupo caminhoneiros, trabalhado­res portuários e de transporte coletivo, profissionais das for­ças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas so­cioeducativas.

Seguindo a legislação, de­verão ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos e haverá triagem di­ferenciada e orientações para quem apresentar sintomas res­piratórios. Segundo balanço da pasta estadual, até agora, na área do 13º Departamento Re­gional de Saúde (DRS-XIIII), que envolve Ribeirão Preto e mais 25 cidades, foram imuni­zadas cerca de 18.300 crianças (17,4% da meta).

Também foram vacinadas aproximadamente 2.300 ges­tantes (17,5%), 6.900 profis­sionais da saúde (13,7%), 568 puérperas (26,2%) e dois in­dígenas (não chega a 1%). Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndro­me Respiratória Aguda Grave (Srag) atribuíveis ao vírus In­fluenza e 119 óbitos.

A região do DRS XIII é formada por Ribeirão Preto, Altinópolis, Barrinha, Ba­tatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cra­vinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardi­nópolis, Luis Antônio, Mon­te Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Vi­terbo, Santo Antônio da Ale­gria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.

O Instituto Butantan dis­ponibiliza ao Brasil 80 milhões de doses da para a campanha nacional, com produção in­tegral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imuni­zante deste ano é constituído por três cepas de Influen­za: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (li­nhagem B/Victoria).

Postagens relacionadas

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado hoje

Redação 1

Vacina contra a covid-19 – Saúde já aplicou 222,4 mil doses

Redação 1

Influenza – Secretaria abre nova etapa de vacinação

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com