Radares radiográficos
A Policia Militar Rodoviária poderá acessar os dados da rede de radares das empresas concessionárias de rodovias. Através das gravações das câmeras, poderão multar por infrações fixadas no sistema e também poderão dar condições de verificar a situação dos veículos e do dono. É uma verdadeira radiografia das condições do carro e do motorista.
Pontuação na CNH
Com acesso direto ao sistema pode-se obter a informação sobre a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, a situação de adimplência do veiculo com relação ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e mesmo no tocante a financiamentos, para constatar se o veículo tem pendência judicial junto a bancos e financeiras. Não se sabe se a multa será em tempo real ou se a gravação da sequência da movimentação do veiculo poderá ensejar as multas .
Patrulha
Quem tiver quantidade de pontos na CNH acima do permitido poderá ter a surpresa de passar por uma patrulha e ser parado, além de ter o carro apreendido. Com as modificações do Código Brasileiro de Trânsito houve um aumento do número de pontos para que o motorista seja impedido de dirigir.
‘Magrelas’
Na administração Condeixa Filho como prefeito de Ribeirão Preto, as bicicletas eram emplacadas e os portadores de carteiras de trabalho tinham redução do pagamento de licenciamento do veículo. Era obrigatório fixar a placa, colocar farol tocado a dínamo e lanterna traseira, reflexiva ou elétrica para visualização noturna. Houve uma redução significativa dos furtos e mesmo dos acidentes pois todos sabiam que era facilitada a identificação. Houve um vereador em determinada época que tentou voltar a fazer valer a exigência. Não conseguiu por revolta dos proprietários das “magrelas”.