Tribuna Ribeirão
Geral

Mortes por choque elétrico sobem 31%

© Arquivo/Agência Brasil

Um levantamento anual re­alizado pela CPFL Energia em toda a sua área de atuação, que inclui suas quatro distribuidoras (CPFL Paulista, CPFL Piratinin­ga, CPFL Santa Cruz e RGE), aponta um aumento de 31% no número de acidentes fatais com reformas e serviços realizados em ambiente residencial e co­mercial em 2020, comparado ao ano anterior.

Entre janeiro e dezembro de 2020, foram registrados 70 acidentes, sendo 25 deles fatais (35,7%) – durante execução de podas de árvores ou serviços de construção e acabamento, pin­tura de fachadas e colocação de calhas, nas cidades sob conces­são das distribuidoras do grupo. No mesmo período, em 2019, o número foi de 68 acidentes, sendo 19 deles fatais (27,9%). Considerando apenas as 234 ci­dades atendidas pela CPFL Pau­lista – entre elas Ribeirão Preto, com cerca de 310 mil clientes –, em 2020, o número chega a 33 contra 23 em 2019, crescimento de 43%. As fatalidades saltaram 57% entre os dois anos.

A boa notícia é que, no com­parativo entre os três primeiros meses de 2021 com o trimestre anterior, o número total de aci­dentes nas quatro distribuidoras do grupo caiu 55% (de 22 para nove) e 87% em relação aos fa­tais (sete para um).

Serviços como pequenas re­formas, pintura, colocação de ca­lhas, poda de árvores no jardim ou nas calçadas, instalação de pai­néis luminosos, entre outras ati­vidades, precisam ser planejados com cuidado e atenção quanto às medidas de segurança a serem tomadas. Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Ener­gia e as concessionárias do grupo mantêm um trabalho permanen­te de orientação à população.

“Oferecemos dicas sobre os cuidados que devem ser leva­dos em consideração ao execu­tar qualquer trabalho que exija proximidade com a rede elétri­ca, ou mesmo no dia a dia, no uso de aparelhos eletrodomés­ticos ou em uma simples troca de lâmpadas”, explica Marcos Victor Lopes, gerente de Saú­de e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Guardião da Vida
Além de programas de trei­namento, palestras, distribui­ção de material informativo, alertas nas contas de consumo de energia, informações e di­cas disponibilizadas no site da campanha Guardião da Vida (https://guardiaodavida.com.br/), a CPFL Paulista alerta para os riscos que a rede ofere­ce, quando não existe planeja­mento cuidadoso do trabalho a ser executado.

Postagens relacionadas

Carro velho? Kombi, o utilitário que virou cult!

Redação

PUBLICIDADE: Espetáculo – Chá de Caridade

Redação 1

PUBLICIDADE: Coxilha dos Pampas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com