Tribuna Ribeirão
Educação

Desempenho de alunos recua na pandemia

AMANDA PEROBELLI/REUTERS

Um estudo mostra que os estudantes dos anos iniciais da rede estadual de ensino de São Paulo tiveram regressão na aprendizagem durante a pandemia. A informação foi divulgada na terça-feira, 27 de abril, pelo governo paulista. A avaliação foi aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) em es­tudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3º sé­rie do ensino médio, no início deste ano letivo.

Sobre os resultados alcan­çados em 2019, o estudo diz que as maiores diferenças na escala de proficiência foram verificadas em matemática entre alunos do 5º ano do en­sino fundamental, que apre­sentaram 46 pontos a menos do que o resultado do Siste­ma de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, com que­da de 19% na aprendizagem. Em língua portuguesa, foram 29 pontos a menos, com que­da de 13%.

Para o 9º ano do ensino fundamental e o 3º do mé­dio, porém, a defasagem foi menor, embora com perdas no aprendizado. Segundo a Secretaria de Educação do Estado, isso sugere que o im­pacto da mudança para o en­sino remoto foi maior entre os estudantes mais novos. O governo de São Paulo estima que levará onze anos para re­cuperar a aprendizagem per­dida em matemática durante a pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental.

Estudantes do 5º ano da rede estadual perderam habilidades que já haviam adquirido. Hoje, um aluno de 10 anos de idade tem desempenho pior do que ele tinha aos 8. “Trata-se de uma das primeiras e mais importan­tes pesquisas sobre o tema na atualidade. Diante desses dados, temos convicção da importância do retorno às aulas para contri­buir no processo de retomada de aprendizagem dos nossos alu­nos e para reduzir, aos poucos, todos os impactos causados, e já previstos, pelo distancia­mento social”, diz o secretário da Educação, Rossieli Soares.

Avaliação
Em cada ano escolar, foram avaliados aproximadamente sete mil estudantes, considerando uma amostra representativa e de dife­rentes perfis sociais e regionais do estado, nos componentes curriculares de língua portu­guesa e matemática. Aplicados em formato impresso e de for­ma presencial, os testes inclu­íam itens baseados nas escalas de proficiência do Saeb.

A pesquisa comparou a proficiência desse grupo de estudantes, que iniciam agora o 5º e o 9º anos do ensino fun­damental e o 3º do médio, com o nível atingido pelos que con­cluíram essas etapas em 2019. Assim, a rede estadual de São Paulo identifica quanto, em média, os estudantes precisam avançar neste período letivo para alcançar o mesmo resul­tado de anos anteriores, apesar das perdas de aprendizagem causadas durante a pandemia.

Em Ribeirão Preto, são cerca de 48 mil alunos em 82 unidades da Secretaria de Estado da Educação. Na área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensi­no (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, no ano passado estavam ma­triculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual.

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