Um estudo mostra que os estudantes dos anos iniciais da rede estadual de ensino de São Paulo tiveram regressão na aprendizagem durante a pandemia. A informação foi divulgada na terça-feira, 27 de abril, pelo governo paulista. A avaliação foi aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) em estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3º série do ensino médio, no início deste ano letivo.
Sobre os resultados alcançados em 2019, o estudo diz que as maiores diferenças na escala de proficiência foram verificadas em matemática entre alunos do 5º ano do ensino fundamental, que apresentaram 46 pontos a menos do que o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, com queda de 19% na aprendizagem. Em língua portuguesa, foram 29 pontos a menos, com queda de 13%.
Para o 9º ano do ensino fundamental e o 3º do médio, porém, a defasagem foi menor, embora com perdas no aprendizado. Segundo a Secretaria de Educação do Estado, isso sugere que o impacto da mudança para o ensino remoto foi maior entre os estudantes mais novos. O governo de São Paulo estima que levará onze anos para recuperar a aprendizagem perdida em matemática durante a pandemia nos anos iniciais do ensino fundamental.
Estudantes do 5º ano da rede estadual perderam habilidades que já haviam adquirido. Hoje, um aluno de 10 anos de idade tem desempenho pior do que ele tinha aos 8. “Trata-se de uma das primeiras e mais importantes pesquisas sobre o tema na atualidade. Diante desses dados, temos convicção da importância do retorno às aulas para contribuir no processo de retomada de aprendizagem dos nossos alunos e para reduzir, aos poucos, todos os impactos causados, e já previstos, pelo distanciamento social”, diz o secretário da Educação, Rossieli Soares.
Avaliação
Em cada ano escolar, foram avaliados aproximadamente sete mil estudantes, considerando uma amostra representativa e de diferentes perfis sociais e regionais do estado, nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. Aplicados em formato impresso e de forma presencial, os testes incluíam itens baseados nas escalas de proficiência do Saeb.
A pesquisa comparou a proficiência desse grupo de estudantes, que iniciam agora o 5º e o 9º anos do ensino fundamental e o 3º do médio, com o nível atingido pelos que concluíram essas etapas em 2019. Assim, a rede estadual de São Paulo identifica quanto, em média, os estudantes precisam avançar neste período letivo para alcançar o mesmo resultado de anos anteriores, apesar das perdas de aprendizagem causadas durante a pandemia.
Em Ribeirão Preto, são cerca de 48 mil alunos em 82 unidades da Secretaria de Estado da Educação. Na área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, no ano passado estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual.