Presidida por Marcos Papa (Cidadania), a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores Preto se reunirá virtualmente nesta quarta-feira, 28 de abril, às 15 horas, para debater a situação da coleta seletiva em Ribeirão Preto. A população poderá acompanhar ao vivo, pela TV Câmara ou pelos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube.
Para discutir o tema foram convidados os secretários Carlos Eduardo Alencastre (Infraestrutura), Renata Gregoldo (Assistência Social) e Samuel Sollito (meio Ambiente), o promotor Wanderley Trindade e a advogada Camila Riberto Ramos, representando a Cooperativa Mãos Dadas. Além de Papa, compõem a comissão Sérgio Zerbinato (PRTB) e Matheus Moreno (MDB).
Para Papa, a coleta seletiva continua baixa e ineficiente. “A única cooperativa do município possui inúmeras dificuldades, o canal do Recicla Ribeirão ainda tem diversas falhas, não temos campanhas de educação ambiental relacionados ao tema. A coleta seletiva porta a porta possui abrangência muito limitada e atinge apenas uma parcela do território, além de responder por somente 0,26% do total da coleta geral domiciliar”, frisa.
Dados da prefeitura revelam que a coleta seletiva subiu de 27 bairros para 129 e tem capacidade para recolhimento de 150 toneladas por mês. Em setembro do ano passado, o governo municipal também criou o site Recicla Ribeirão que tem todos os dados sobre a coleta seletiva na cidade.
No Mapa da Coleta Seletiva, o munícipe pode consultar o atendimento da coleta seletiva de acordo com o endereço. Basta informar o nome da rua e o número da casa para verificar se o local é contemplado pelo serviço e qual a frequência da coleta (dia da semana) e turno do recolhimento (diurno, por exemplo).
Já na seção Ecopontos, há informações sobre o funcionamento dos novos locais de entrega voluntária de resíduos, com imagens dosecopontos que já estão em funcionamento. A ideia da plataforma online já havia sido proposta por Papa. Segundo a sugestão apresentada, o site servirá como uma ferramenta colaborativa.
A população poderá acessar os horários em que ocorrem as coletas por bairro e regiões, fazer downloads de materiais gráficos e tutoriais de como separar corretamente os resíduos, além de ter acesso às informações sobre o processo e dicas de como reaproveitar materiais. O endereço de acesso é www.ribeiraopreto.sp.gov.br/recicla. Também está disponível no portal da prefeitura, em Destaques, Acesso Rápido e na página da Coordenadoria de Limpeza Urbana.