Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Idosos de 68 anos recebem a 2ª dose

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

A Secretaria Municipal da Saúde abre nesta terça-feira, 27 de abril, a partir das 8h30, o agendamento para a aplica­ção da segunda dose da va­cina Coronavac em idosos de 68 anos. Para essa faixa etária, a vacinação acontecerá nesta quarta-feira (28), a partir das oito horas, em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ribeirão Preto.

Foram disponibilizadas qua­tro mil vagas para esse grupo etário. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) a partir das 8h30 e pelos telefones 3977- 9441 ou 3977-9442. Os acama­dos desta faixa etária podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Basta acessar o site da prefei­tura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. Nos locais de vacinação (UBS’s), os idosos devem apresentar o protocolo de agendamento, algum docu­mento oficial com foto – Regis­tro Geral (RG) ou Carteira Na­cional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), compro­vante de residência e de que recebeu a primeira dose.

O agendamento permite a escolha do horário e em qual UBS a pessoa quer ser vacina­da. A secretaria alerta ao ido­so deste grupo que verifique no seu cartão de vacinação a data da primeira dose e faça o agendamento preferencial­mente entre 21 a 28 dias após essa data. A aplicação da Co­ronavac deve necessariamente respeitar o prazo mínimo de 14 dias entre as duas doses.

Ainda nesta terça-feira, a secretaria começa a aplicar a primeira dose da vacina con­tra a covid-19 em 5.900 idosos de 64 anos. na sexta-feira (23) terminou a aplicação da pri­meira dose contra covid-19 em idosos de 65 e 66 anos. Foram disponibilizadas 11.160 vagas para esse grupo etário.

No dia 21, quarta-feira da semana passada, a Secretaria Municipal da Saúde encerrou a aplicação da segunda dose da Coronavac, vacina desenvolvida no Brasil pelo Instirtuto Butan­tan em parceria com a biofar­macêutica chinesa Sinovac, em idosos de 69 a 71 anos. Para essa faixa etária foram disponibiliza­das 13.100 vagas.

A Secretaria também apli­cou, No dia 16, a primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos de 67 anos. Eram 4.500 vagas disponíveis e a imuniza­ção foi realizada em um único dia para não confrontar com a vacinação de outros grupos. Entre os dias 14 e 15 também foram imunizados 3.370 profis­sionais da educação.

Na terça-feira (20), o go­vernador João Doria (PSDB) anunciou o início da vacinação para pacientes com algumas doenças ou condições crôni­cas e a antecipação da imuni­zação dos idosos de 64 anos. De acordo com o tucano, pes­soas com Síndrome de Down, transplantados e pacientes em terapia renal (diálise) serão va­cinadas a partir de 10 de maio.

O público-alvo deste grupo é formado por 120 mil indiví­duos, segundo dados da Secre­taria de Estado da Saúde. São 50 mil pessoas com Síndrome de Down, 40 mil pacientes re­nais em tratamento de diálise (terapia renal substitutiva) e 30 mil transplantados em uso de imunossupressores.

Em 11 de maio, começará a imunização dos trabalhadores de transporte dos sistemas metroviá­rio e ferroviário. Em 18 de maio, será a vez dos motoristas e co­bradores de ônibus municipais e intermunicipais. A categoria reúne cerca de 165 mil pessoas.

A vacinação de pessoas de 64 anos no estado foi antecipada para sexta-feira. Já os idosos com 63 anos poderão tomar a vacina a partir do dia 29. Pessoas de 60 a 62 anos serão contempladas na campanha a partir de 6 de maio. Como já havia sido anunciado anteriormente, os idosos com 65 e 66 anos começaram a ser imu­nizados nesta quarta-feira (21).

A expectativa é imunizar 760 mil pessoas com 65 e 66 anos com a primeira dose. A Secre­taria Municipal da Saúde de Ri­beirão Preto também encerrou no dia 15 a campanha para apli­cação da segunda dose da vaci­na contra a covid-19 em idosos com idade entre 72 e 74 anos.

As pessoas desta faixa etária receberam a Coronavac. Quem foi vacinado com o produto da Universidade de Oxford/Astra­Zeneca terá de aguardar para receber a segunda aplicação. Foram disponibilizadas dez mil vagas para esse grupo etário.

Segundo o governo de São Paulo, as pessoas na faixa etária de 60 a 64 anos somam 2,24 mi­lhões, incluindo 840 mil com 63 e 64 anos que poderão receber a primeira dose a partir do dia 29 de abril. As demais 1,4 milhão de pessoas têm 60, 61 e 62 anos, com cronograma a partir de 6 de maio. Todas as pessoas que já completaram seu esquema vaci­nal, com duas doses, dentro do prazo de 21 a 28 dias, receberam a vacina do Butantan.

Postagens relacionadas

Motoristas e entregadores entre as profissões em alta

Redação 1

VÍDEO – BAEP prende dois por receptação

Luque

Demolição de ranchos é suspensa

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com