O Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com o São Caetano na noite deste domingo (25) em partida realizada no estádio Santa Cruz. Carlos Alexandre fez para o Azulão e Luketa anotou pelo Pantera. Com um homem a mais desde o primeiro tempo, o Tricolor perdeu grande oportunidade de se distanciar da briga pela degola e entrar de vez na disputa por uma vaga na próxima fase.
Com o resultado, o Botafogo foi a 7 pontos e assumiu a segunda colocação do grupo A. O Tricolor está na frente de Inter de Limeira e Santo André, que estão com 6 pontos, mas tem dois jogos a menos que o Pantera. O próximo compromisso do Botafogo é somente na próxima segunda-feira (3), diante do São Bento, às 22h15, também no estádio Santa Cruz.
O Jogo
Jogando em casa, o Botafogo impôs seu ritmo desde os primeiros minutos e controlou bem as ações da partida. Mais ofensivo, o Tricolor encurralou o São Caetano no campo de defesa, que tentava puxar contra-ataques com o atacante Walter.
Mesmo com mais posse de bola (54% x 46%), o Pantera encontrou muitas dificuldades para furar o bloqueio do Azulão e demorou a criar chances de perigo. O adversário, por sua vez, mesmo sem tanto poder ofensivo, abriu o placar.
Aos 17 minutos, após escanteio batido na área, Igor Bohn saiu errado do gol e a bola sobrou para Carlos Alexandre, livre, em cima da linha, testar para o fundo do gol e inaugurar o marcador no Santa Cruz.
Atrás do placar, o Botafogo subiu as linhas de marcação e passou a sufocar ainda mais o São Caetano. A primeira boa oportunidade veio aos 33 minutos. Luketa acertou bom cruzamento, Neto Pessôa antecipou a marcação e desviou de cabeça. Bem postado, Luiz fez grande defesa.
Na sequência, aos 34 minutos, Richard fez um salseiro pelo lado esquerdo, trouxe para dentro e cruzou na área. Luketa apareceu livre no segundo pau e testou de cabeça, tirando do goleiro Luiz e deixando tudo igual na partida.
Três minutos depois o jogo ficou ainda melhor para o Botafogo. Warian acertou Emerson com um carrinho e, após revisão do VAR, acabou expulso de campo.
O Botafogo assustou novamente aos 43 minutos. Mais uma vez infernizando pelo lado esquerdo, Richard levou para o fundo e cruzou. Luketa chegou batendo de primeira e a bola passou raspando a trave.
O Tricolor voltou ligando para a segunda etapa e quase marcou já no primeiro minuto. Após cruzamento na área, Neto Pessôa desviou para Renatinho, que apareceu bem entre os zagueiros, mas finalizou mal e perdeu grande oportunidade.
A blitz botafoguense seguiu e outra grande chance surgiu aos 5 minutos. Pará bateu escanteio na área, Fabão apareceu livre na pequena área, mas testou para fora e desperdiçou a chance.
Com um a menos desde o primeiro tempo, o São Caetano se fechou no campo defensivo e dificultou as coisas para o Botafogo. Exagerando nos cruzamentos, o Tricolor pecava muito no ataque e tornou o jogo mais fácil para o Azulou.
Aos 24 minutos, tentando dar mais vida ao meio-campo, Argel Fuchs sacou Renatinho e colocou Luan na partida.
Dois minutos depois, aos 26, Pará levou até o fundo e tentou cruzar na área, mas a bola saiu com muito efeito e explodiu na trave, surpreendendo o goleiro Luiz.
O Azulão assustou nos minutos seguintes em duas oportunidades em chutes de fora da área. Um gol Walter e outro com Pira, mas ambos os chutes foram para fora.
O Botafogo até tentou forçar mais jogadas ofensivas, porém, esbarrou na falta de criatividade e perdeu uma grande oportunidade de se afastar da briga pelo rebaixamento e entrar de vez na disputa por uma vaga na próxima fase.