O que artistas de gerações e estilos diferentes, como Shirley Bassey, Jack White, Madonna, Paul McCartney e Adele têm em comum? A resposta tem nome e sobrenome: Bond, James Bond. Coube a eles, e a tantos outros intérpretes, levar para as telas os temas inesquecíveis do agente 007, personagem criado nos anos 1950 pelo escritor britânico Ian Fleming e imortalizado no cinema por atores como Sean Connery, Roger Moore, Daniel Craig, entre outros.
E agora chegou a vez de cantores e músicos de Ribeirão Preto emprestarem suas vozes e seus acordes às canções que marcam época desde 1962, quando foi lançado “007 Contra o Satânico Dr. No”, o primeiro filme da série. O projeto “Bond Music: Uma homenagem às canções da saga 007” é uma criação de André e Marcos de Castro, os Gêmeos do Cinema, que traz um show online em seis episódios, com a participação das bandas Kilotones e Chavala, e das solistas Fernanda Marx e Gika Bacci, acompanhadas pela Orquestra Acadêmica Alma.
As apresentações, gravadas em fevereiro deste ano, foram dirigidas por André e Marcos de Castro, com produção de Bruna Veiga, e serão exibidas a partir deste domingo, 25 de abril, na plataforma digital dos gêmeos ( https://goo.gl/p7f4xj ). Entre cada uma das 24 canções selecionadas para o projeto, os Gêmeos do Cinema contam um pouco da história de toda a saga de 27 filmes (25 oficiais, um não oficial e uma paródia) do agente mais famoso do cinema mundial.
Todas as canções são acompanhadas por legendas em português, além de tradução em linguagem brasileira dos sinais (Libras) para as músicas e as palestras dos gêmeos. Os irmãos cineastas têm planos de continuar o projeto a cada ano, para acompanhar o desenrolar da história que, a cada filme, apresenta um novo hit musical e um novo ator para imortalizar James Bond. “Bond Music: Uma homenagem às canções da saga 007” tem apoio do site “James Bond Brasil”, referência no assunto, com mais de 20 mil seguidores e informações em primeira mão sobre o universo 007.