Tribuna Ribeirão
Geral

RP contrata 39% do total de aprendizes

FÁBIO POZZEBOM/AG.BR.

A Auditoria Fiscal do Traba­lho, da Subsecretaria de Inspe­ção do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, apoia­da pelo Fórum de Erradicação do Trabalho infantil da Câma­ra de Ribeirão Preto, realizará uma audiência coletiva virtu­al para tratar da contratação obrigatória de jovens aprendi­zes. Será nesta segunda-feira, 26 de abril, às nove horas.

Dados fornecidos pela au­ditora fiscal do Trabalho, Jamile Freitas Virginio, indicam que Ribeirão Preto tem hoje 1.983 vagas ocupadas por esses jovens, 39% do que manda a lei traba­lhista. Deveria oferecer ao me­nos 5.100 vagas, proporcionais à quantidade de postos de traba­lho na cidade.

Foram convocadas para o evento, 150 empresas notifica­das pela fiscalização do Minis­tério, por não cumprirem cotas para aprendiz. O evento marca o início de uma série de blitze so­bre o tema, desrespeitado conti­nuamente por empresas da cida­de que empregam apenas 39% do total de jovens aprendizes de­terminados pela lei trabalhista e a pandemia ainda derrubou em 12% o número dessas vagas.

De acordo com a presiden­te do fórum, a vereadora Gláu­cia Berenice (DEM), Ribeirão Preto tem um potencial enor­me para proporcionar apren­dizagem profissional a jovens de 14 a 18 anos – faixa etária prioritária para inclusão nos programas de aprendizagem –, componentes de famílias que muitas vezes passam por difi­culdade socioeconômica e que a oportunidade de aprender atuando poderia ser parte da solução desse problema.

O artigo 429 da Consolida­ção das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece que as empresas são obrigadas a manter em seu qua­dro de funcionários pelo menos 5% de aprendizes. O objetivo da audiência é orientar os represen­tantes das empresas à regulariza­ção da cota legal e conscientizá­-los a providenciar as vagas para jovens em condição de risco ou vulnerabilidade social.

“Não vamos promover uma ‘caça às bruxas’, mas precisamos chamar a iniciativa privada à responsabilidade de ajudar nos­sos jovens na oportunidade de solidificar responsabilidades no presente e na construção de uma vida profissional futura”, adverte a parlamentar.

A audiência será realizada por meio da plataforma Senac e contará com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Vara da Infância e Adolescên­cia, 15º Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15) e Câmara de Vereadores. Para acompanhar a audiência é necessário adqui­rir o link no gabinete de Gláu­cia Berenice, pelo telefone (16) 98830-2422.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Termina nesta sexta (16) o prazo para as inscrições do concurso da Saerp

William Teodoro

Lafaiete terá novo trecho interditado  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com