Cientistas temerosos
Cientistas que analisam a situação da covid-19 estão temerosos com a abertura e a flexibilização promovidas pela prefeitura de Ribeirão Preto, com base em decreto do Estado, e suas consequências. Acreditam que as mudanças no Plano São Paulo foram autorizadas sem a análise do impacto que as novas regras podem causar, principalmente em relação ao aumento das internações e ocupação de leitos de terapia intensiva.
Testagem em Batatais
A vizinha cidade de Batatais ampliou a testagem do coronavírus para mais de duas mil pessoas no último sábado (17). Com a ocupação total dos leitos hospitalares por pessoas infectadas pelo vírus, a Secretaria da Saúde resolveu constatar a real situação dos infectados com demonstrativos da doença e daqueles que, embora infectados, não apresentam sintomas.
Sem febre
Essas pessoas não sentiram febre, coriza e outros sinais que possam indicar que a pessoa esteja transmitindo o coronavírus, causador da doença covid-19. A partir daí outras providências serão tomadas. É bom lembrar que a cidade estava em segundo lugar no Estado de São Paulo em taxa de isolamento social.
Festas continuam
Embora a maioria da comunidade esteja engajada para evitar a transmissão do coronavírus, muitas pessoas, entre elas jovens de ambos os sexos e adultos de diferentes faixas etárias, estão alheias aos esforços e ainda promovem festas às escondidas em chácaras, sítios e condomínios, driblando as equipes de fiscalização. Alguns eventos estão sendo barrados por causa da vigilância na internet, onde o fuzuê e baderna clandestinos são agendados.