A Câmara de Vereadores quer criar um programa para arrecadação de alimentos durante a pandemia do novo coronavírus para distribuição entre as famílias em situação de vulnerabilidade. Projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora do Legislativo, que cria o Programa Câmara Solidária, foi protocolado na terça-feira, 13 de abril
Segundo a proposta, o programa será institucional e apartidário e organizado e gerenciado pelas coordenadorias administrativa, legislativa, jurídica e pela TV Câmara, que adotarão as medidas administrativas e técnicas necessárias para seu desenvolvimento.
A Câmara de Ribeirão Preto poderá executar campanhas de doação, buscando sensibilizar a população, as autoridades e os meios de comunicação sobre a importância das doações, além da realização de convênios com a iniciativa privada.
“A ideia primordial é que os servidores da casa tenham legitimação para organizar, divulgar e entregar os bens de consumo para que possam minimizar, ainda que singelamente, a fome da população mais carente da nossa cidade”, afirma parte da justificativa da proposta. O projeto será votado nesta quinta-feira.
Sinhá Junqueira
Em parceria com a Rede de Solidariedade RP, a Biblioteca Sinhá Junqueira se aliou ao projeto RP Contra o Corona Vírus e passa a ser ponto de arrecadação para doações de alimentos e produtos de higiene que serão entregues a famílias carentes de Ribeirão Preto.
Atualmente, 61% da população do município se encontra desempregada, com 44 mil pessoas vivendo em comunidades e sete mil em situação de rua, segundo dados da rede. Com isso, um grupo de jovens voluntários apoiados por entidades estudantis aderiram à campanha que teve início na capital, chamada SP Contra o Coronavírus.
Interessados podem doar cestas básicas, produtos de limpeza máscaras e álcool em gel o ano todo entregando na BSJ, localizada na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro. Para quem não quiser sair de casa, pode fazer a doação de um valor simbólico para compra pela chave PIX rpcontrao[email protected].
Ou preencher o formulário bit.ly/rpdoador. Todos os produtos arrecadados serão entregues cumprindo as normas sanitárias necessárias no momento de pandemia. Entre os locais mapeados para serem contemplados com as doações, estão as comunidades Nazaré Paulista, Comunidade da Família, Analândia, Jardim Itaú, Vila Nova União, Sete Curvas Porto Ferreira, entre outras.