A prefeitura de Ribeirão Preto abriu nesta quarta-feira, 14 de abril, no auditório do Centro Médico do RibeirãoShopping, a primeira etapa do plano de imunização dos trabalhadores da educação das redes municipal, estadual e particular, de 47 anos ou mais. Segundo balanço divulgado no final da tarde, cerca de duas mil pessoas foram imunizadas, 50% da meta – o objetivo é vacinar quatro mil educadores até esta quinta-feira (15)
O agendamento continua aberto no site oficial da prefeitura de Ribeirão Preto (www. ribeiraopreto.sp.gov.br). Antes, os profissionais devem fazer o cadastro na plataforma VacinaJá Educação (https://vacinaja.sp.gov.br/educacao), do governo do Estado. Podem ser vacinados os profissionais das redes privada, estadual e municipal com 47 anos ou mais. A estimativa é que sejam imunizadas cerca de quatro mil pessoas.
A vacinação vai continuar nesta quinta-feira (15), no Centro Médico do RibeirãoShopping. “A Multiplan, administradora do RibeirãoShopping e do Shopping Santa Úrsula em Ribeirão Preto, colabora com a sociedade e com o poder público no combate ao coronavírus, em campanhas de vacinação em diversos municípios”, diz Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan.
“Tudo extremamente organizado e com equipe qualificada e treinada para orientação e atendimento. Fiquei muito emocionada, com vontade de chorar, vacina é vida e ela se concretizou hoje”, afirma a professora Nair Bovis, que atua na Emefem Dom Luís do Amaral Mousinho.
Nesta quinta-feira, a campanha de imunização no empreendimento terá início às oito horas e segue até as 16 horas nos dois dias, apenas para quem fez o agendamento prévio. O empreendimento oferece estacionamento gratuito.
A recomendação para acessar o local de carro é pela avenida Presidente Vargas, entrada pelo estacionamento do Centro Médico.
Para quem for a pé, de ônibus, de táxi ou transporte por aplicativo (Uber, 99 etc.) o acesso será pelas portarias F (entrada pela Presidente Vargas) e A (Boulevard, com entrada pela portaria próxima à Renner). Estão sendo imunizados funcionários que atuam em diversas funções, como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários.
No momento da vacinação, o profissional deverá comparecer, de acordo com o agendamento, portando documento pessoal com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), “Comprovante Vacina Já Educação” e a “Ficha de Cadastro Manual – Vacivida”, que serão enviados ao e-mail declarado durante a etapa do cadastramento.
Segundo o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, a rede municipal de ensino tem cerca de cinco mil professores acima de 47 anos. São entre doze mil e treze mil no total. O inicio das aulas presenciais na rede municipal continua suspenso, mesmo com a mudança da cidade da fase emergência para a vermelha.
A cidade tem 110 escolas de educação infantil e de ensino fundamental e dos 47.271 estudantes matriculados. Conta ainda 22 escolas conveniadas. A suspensão ocorre principalmente por causa de uma decisão do juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho, que concedeu liminar ao Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) em 25 de fevereiro. O retorno estava marcado para 1º de março. A prefeitura recorreu.
Já parte das 82 unidades da rede estadual em Ribeirão Preto, que atendem cerca de 47 mil alunos no município, deveriam voltar nesta quarta-feira, desde que com limite de 35% dos alunos nas salas de aulas. As cerca de 300 das dez mil escolas particulares espalhadas pelo estado poderiam retomar as aulas presenciais a partir de segunda-feira (12), obedecendo todos os protocolos sanitários do Plano São Paulo.
Durante três dias, entre 29 e 31 de março, a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a da Saúde, promoveu a testagem facultativa para covid-19 nos funcionários e professores da rede municipal de ensino, totalizando 1.357 exames que constaram 265 resultados positivos para covid-19, ou 19,5% – 145 funcionários estavam com os anticorpos IgM e 120 com os anticorpos IgG.
Doação de alimentos
A Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, articulou uma campanha de arrecadação de alimentos para doação às famílias em alta vulnerabilidade social cadastradas no município. “Os profissionais que quiserem podem levar alimentos não perecíveis ao local da vacinação, onde serão acondicionados e entregues para a Semas, que fará a distribuição”, explica Felipe Elias Miguel.